30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 14:50
Jornal Tribuna Ribeirão
SindTur Notícias

Revisitar o passado, viver o presente e pensar o futuro

Paulo Cesar Garcia Lopes e Aguinaldo Rodrigues da Silva

Na última segunda-feira, dia 27 de junho, tivemos a posse dos novos componentes do Conselho Estadual do SESC-SP. Eu, Aguinaldo Rodrigues da Silva – SINDTUR e Paulo Cesar Garcia Lopes – SINCOVARP, fomos eleitos, juntamente como outras lideranças regionais, para assumirmos as cadeiras de Conselheiros dessa prestigiosa instituição, de caráter privado, criada em 1946 pelo empresariado da época e sem fins lucrativos.

Presente em todo o pais, com gestão descentralizada e autônoma em cada estado, o SESC-SP atua para o desenvolvimento e a execução de projetos e atividades em diferentes áreas. Idealizado para dar assistência social e promover o bem-estar aos trabalhadores do comercio, serviços e turismo, a instituição desenvolveu ao longo do tempo uma solida atuação sócio, cultural e educativa, com características inovadoras e de transformação social.

Para entendermos o mundo em que vivemos é necessário perceber a linha invisível que atravessa gerações e une passado, presente e futuro. Olhar para trás é exercício fundamental para compreender criticamente a grandeza do que se vive e a potência do que ainda se pode viver.

Seja qual for o contexto em que esteja inserido, o SESC-SP sempre estará comprometido em promover o acesso permanente à educação e a cultura, por acreditar que somente dessa forma será possível impulsionar o desenvolvimento crítico e emancipatório das pessoas, tornando-as capazes de contribuir para uma realidade menos desigual e mais sustentável.

Esse foi o compromisso que em 1946, balizou o nascimento da área de valorização social do SESC-SP e que permanecerá forte no futuro que nos espera, ou no futuro que juntos podemos sonhar e construir.

Turismo nacional cresce 47,7%, voltando a alcançar o patamar pré-pandemia

O turismo brasileiro faturou R$ 15,3 bilhões, e cresceu 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Os feriados de Sexta-feira Santa, Tiradentes e os desfiles de carnaval, contribuíram para o avanço significativo. Dentre as atividades avaliadas pela pesquisa, o maior crescimento foi observado no transporte aéreo, com elevação de 159,7% na comparação anual.

Limpeza é premissa para garantir o bem-estar dos hóspedes

A higiene é um ponto fundamental para que os clientes se sintam confortáveis e bem recebidos durante a estadia em hotéis, resorts e pousadas. Somente no Brasil, são mais de 32 mil meios de hospedagens, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estes locais devem tratar a ação de limpeza com muito zelo, do hall de entrada e recepção aos ambientes de uso comum, como piscinas, quadras, restaurantes e, principalmente, no quarto e banheiro, para que o hóspede tenha uma boa experiência, de acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Com crédito imobiliário mais caro, construtoras miram aluguel

Atualmente, cerca de 30% da população vive de aluguel, sendo que 95% dos negócios são com pessoas físicas – o que configura um mercado amador. No mundo todo, as construtoras viram que esse é um ativo com pouca volatilidade e decidiram profissionalizar a gestão das locações.

Menos ligada à posse de bens e mais afeita à cultura do compartilhamento, o multifamily – prédios habitacionais em que todos os moradores são apenas locatários – até pouco tempo era inexistente no Brasil. Em muitos casos, as unidades – com tamanho entre 30 m² e 140 m² – já vêm mobiliadas e com uma série de serviços para dar mais comodidade ao morador. Como dizem os empreendedores, o objetivo é oferecer uma “experiência” ao inquilino.

Cursos SINDTUR

O SINDTUR, em parceria com a Consultora Roberta Assis, irá promover cursos e treinamentos, visando a gestão de conhecimento e qualificação dos associados. Fique de olho no que está por vir:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com