Na próxima semana, entre segunda-feira (21) e domingo, 27 de agosto, será realizado na Argen­tina o ‘‘16º VideoDan­zaBA’’, festival pioneiro para difusão, formação, reflexão e desenvolvi­mento de redes de ex­pressão artística ligadas a videodança, através de intercâmbios com artis­tas de projeção inter­nacional. O Brasil terá apenas uma repre­sentante, que é de Ribeirão Preto.

A bailarina e professora de dança contemporânea Denise Matta, que também é diretora da Cia. Abrindo Portas de Experimen­tação Cênica e do Imagens em Mo­vimento a Céu Aberto (ImaRP), vai participar do festival. ‘‘Pela segun­da vez estou indo a Buenos Aires, Argentina, representar Ribeirão Preto e o Brasil, a única brasileira neste encontro. No ano passado, fui convidada pelo ‘Festival Inter­nacional de VideoArte (Fiva)’ e este ano no ‘VideoDanzaBA’ e no en­contro da Rede Iberamericana de Video Dança’’, explica.

A ‘‘videodança’’ é uma nova forma híbrida de manifestação artística que cresce anualmente no Brasil e no exterior, por agregar a dança e o audiovisual, além da fotografia, teatro e linguagem ci­nematográfica. Por isso, o ImaRP vem se consolidando como refe­rência no interior de São Paulo. ‘‘Ir para a Argentina nesse encontro é levar o trabalho da VideoDança, que desenvolvo em Ribeirão Pre­to e no interior do Estado de São Paulo, para a América Latina e o mundo. Essa troca de experiên­cias e conhecimentos com outros profissionais, mostra como essa manifestação artística cresce dia a dia’’, afirma Denise Matta.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui