Jornal Tribuna Ribeirão

Ribeirão Preto oferece vacinação contra pneumonia

Campanha de vacinação está sendo realizada gratuitamente até o dia 30 de novembro. Aplicação é em crianças a partir de um ano de idade e adultos com comorbidades, como as imunodeficiências

ALFREDO RISK

Pouca gente sabe, mas Ribeirão Preto disponibili­za até o dia 30 de novembro, gratuitamente, a vacina con­tra o Pneumococo 13-Valente (Pneumo13). O pneumoco­co é a bactéria causadora de pneumonia, meningite, sep­ticemia, sinusite, infecção de ouvido entre outras doenças.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) apontam que ocorrem no país, por ano, em média, 272 mil casos de internações e mais de 71 mil mortes de pessoas com mais de 60 anos por doen­ças pneumocócicas, causadas pela bactéria pneumococo.

Aplicada em dose única a vacina pode ser tomada por crianças a partir de um ano de idade e adultos que se en­quadrarem nos grupos com imunodeficiências, cardiopa­tias, pneumopatias, nefropa­tias, hepatopatias, diabetes mellitus, asma moderada ou grave, ausência do baço, tris­somias, implante coclear, fís­tula liquórica, derivação ven­trículo-peritoneal, fibrose cística, doenças neurológi­cas incapacitantes e doenças de depósito.

Para quem convive com HIV/AIDS, pacientes onco­lógicos e transplantados a vacina continuará disponibi­lizada de forma permanente, após o dia 30 de novembro.

A Vacina Pneumo13 é se­gura, com nenhum – ou pou­cos eventos adversos. Não há contraindicações de aplica­ção junto às outras vacinas, inclusive com a da gripe (Influenza). Mas, deve ha­ver intervalo mínimo de 14 dias após a vacinação contra a covid-19.

Em Ribeirão Preto, para poder ser vacinado, o pacien­te com comorbidades deve procurar um médico das redes particular ou pública que fará uma solicitação por escrito. Com a solicitação, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) onde protocolará o pe­dido e anexará o documento entregue pelo médico.

Caberá à UBS encami­nhar o pedido ao Centro de Referências para Imunobio­lógicos Especiais (CRIEs), do Hospital das Clínicas de Ri­beirão Preto e quando a dose da vacina for disponibilizada a Unidade avisará o paciente que será chamado para rece­ber a imunização na sala de vacina da UBS. O Cries do HC atende os 26 municípios da Diretoria Regional de Saú­de (DRS XIII).

Para pessoas de institui­ções que se encaixam nos grupos que podem ser imuni­zados e que têm enfermeiro à disposição, como o Cantinho do Céu e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ribeirão Preto foi feito um acordo para que as pessoas atendidas nessas en­tidades fossem vacinadas no local. Isso também pode ser solicitado pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos – conhecidos como abrigos, casas de repouso ou asilos – de Ribeirão Preto e região. Vale lembrar que o fato de ser idoso, por si só, se for saudável, não enquadrará a pessoa no perfil de paciente para receber a Pneumo13.

Comorbidades que dão direito à vacinação
– Imunodeficiencia por doença de base e terapêutica
– Cardiopatias
– Pneumopatias
– Nefropatias
– Hepatopatias
– Diabetes mellitus
– Asma moderada ou grave
– Asplenia (ausência do baço) anatômica e funcional
– Trissomias, inclusive Síndrome de Dow-
– Implante coclear
– Fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal
– Imunodeficiências congênitas
– Fibrose cística
– Doenças neurológicas incapacitantes
– Doenças de depósito

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com