19 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 2:05
Jornal Tribuna Ribeirão
Crédito: Max Gallão Mesquita
Início » Ribeirão pede ‘VAR’ ao Estado para continuar na fase amarela
DestaqueSaúde

Ribeirão pede ‘VAR’ ao Estado para continuar na fase amarela

Além do pedido que será feito ao governo do Estado, Prefeitura vai entrar na justiça para permanecer na atual fase

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou em entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (4), que encaminhou ao governo do Estado um pedido de revisão para que a cidade permaneça na fase amarela do Plano São Paulo. O pedido já foi feito ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marcos Vinholis, junto com a documentação que comprovaria tecnicamente essa argumentação.

Paralelamente ao pedido, a Prefeitura vai ingressar na Justiça com uma ação requerendo a garantia a permanência. A ação terá pedido de liminar por parte da Prefeitura.

O governo municipal argumenta que o Plano São Paulo comete equívoco ao contabilizar de forma diferente do cálculo feito pelo município, o total de óbitos. Segundo o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, a Prefeitura considera, para efeitos de análise, os óbitos a partir do início dos sintomas.

Pelos dados apresentados na coletiva pelo secretário municipal da Saúde, Ribeirão Preto registrou os seguintes óbitos: 2 em março, 11 em abril, 66 em maio, 205 em junho, 210 em julho e 82 em agosto. Os dados de agosto poderão sofrer alteração. Isso porque, pessoas que apresentaram sintomas naquele mês, ainda podem ir a óbito.

Enquanto o governo do Estado ou a Justiça não decidam até o dia 7 de setembro Ribeirão continuará por iniciativa da prefeitura, na fase amarela.

Mais notícias