GOVERNO DE SÃO PAULO

A Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta quinta-fei­ra, 13 de maio, o agendamento para a aplicação da primeira dose da vacina contra a co­vid-19 para pessoas com Sín­drome de Down de 18 a 59 anos, pacientes transplantados imunossuprimidos de 18 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos.

São 557 vagas para pessoas com Síndrome de Down, 320 para pacientes transplantados imunossuprimidos e 360 para quem tem deficiência perma­nente. Para este último grupo, será obrigatória a apresentação do comprovante de Benefício Prestação Continuada (BPC) para receber a vacina.

Para transplantados de ór­gãos sólidos e medula óssea, na hora da vacinação o pacien­te deverá apresentar relatório ou documento médico ou documento equivalente que comprove o transplante. Não se enquadram neste grupo os transplantados de córneas.

Para todos os grupos, a vaci­nação acontecerá neste sábado, 15 de maio, exclusivamente na Unidade Básica de Saúde Dou­tor Ítalo Baruffi, a UBS do Jar­dim Castelo Branco, na Zona Leste. Fica na rua Dom Luís do Amaral Mousinho nº 3.300.

O agendamento deve ser fei­to no site da prefeitura de Ribei­rão Preto (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442.

O credenciamento permite a escolha do horário. Os aca­mados destes grupos podem receber a vacina em sua pró­pria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Basta acessar o site da pre­feitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Para todos os grupos, além dos re­latórios, laudos e comprovan­tes citados acima, é necessária a apresentação de documento oficial com foto – Registro Ge­ral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência atualizado.

Também devem apresen­tar o número do protocolo de agendamento. Só serão vaci­nadas as pessoas que estiverem na faixa etária em vigência. Os acamados destes grupos podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agenda­mento. O telefone é 3977-7111.

O credenciamento esta­va suspenso desde terça-fei­ra (11) porque “um erro de comunicação induziu a um agendamento indiscriminado de pessoas fora das categorias especificadas.” Eram 2.400 vagas para este público, in­cluindo grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) com comorbidades a partir de 18 anos. A vacinação estava mar­cada esta quarta-feira (12), em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ribeirão Preto, mas foi transferida para sábado.