A prefeitura de Ribeirão Preto entregou nesta sexta-feira, 24 de junho, o corredor de ônibus da avenida Presidente Vargas, parte do Programa Ribeirão Mobilidade. O investimento nesta obra é de R$ 13.629.726,73. Com quatro quilômetros de extensão, compreende o trecho entre a rua Eliseu Guilherme e a avenida Doutor José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Acosta.
Segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), “quando todos os corredores de ônibus forem concluídos, teremos uma cidade interligada em termos de mobilidade urbana e com maior segurança viária.” Este trecho da obra na Presidente Vargas beneficiará entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público.
Também vai beneficiar os moradores dos bairros Vila Seixas, Centro, Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, Jardim Irajá, Jardim Canadá, Jardim São Luiz, Vila Ana Maria e Nova Aliança, além dos moradores que acessam o centro de Ribeirão Preto vindos da Rodovia José Fregonesi (SP-328).
“O Programa Ribeirão Mobilidade traz para a cidade melhorias nas condições de trânsito. Nesta obra, a maior contribuição será nesta rotatória [cruzamento das avenidas Presidente Vargas e José Adolfo Bianco Molina], com uma melhoria significativa da circulação e liberando a avenida para quem não irá fazer o retorno”, afirma o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.
O pavimento da avenida Presidente Vargas foi reforçado por causa do tráfego intenso e do peso dos veículos, além de fresagem e recapeamento ao longo de toda a via. As paradas de ônibus são de concretado, com 50 metros de extensão para evitar o desgaste por frenagem e aceleração.
A obra contempla ainda a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros.
Tem semaforização inteligente, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde. Por ter faixa exclusiva para ônibus, o motorista de carro de passeio, transporte por aplicativo ou moto que utilizar o equipamento receberá multa de R$ 293,47.
O motorista infrator ainda ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segundo determina o Código de Trânsito Brasileiro. O CTB diz que transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima.
Ao todo, o corredor Norte-Sul terá 20 quilômetros de extensão e passará pelas principais avenidas da cidade, como a Independência, Meira Júnior, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Mogiana, Thomaz Alberto Whately e a avenida Antônia Mugnatto Marincek. O custo total da obra é estimado em R$ 78 milhões.
Ribeirão Mobilidade
O investimento total no Ribeirão Mobilidade se aproxima de R$ 500 milhões. São R$ 310 milhões provenientes de recursos do antigo Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal e, o restante do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 projetos no total. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, Viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções. Também já foram concluídos os corredores de ônibus das avenidas Independência, Meira Junior, Cavalheiro Paschoal Innecchi, Mogiana e Presidente Vargas.