21 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 9:42
Jornal Tribuna Ribeirão
RODRIGO CALDEIRA
Início » RP já tem 181 startups ativas
Economia

RP já tem 181 startups ativas

O Supera Parque de Inova­ção e Tecnologia disponibilizou a versão completa do Mapea­mento do Ecossistema de Em­preendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto. O estudo apre­senta o landscape de startups e os principais atores do ecossiste­ma de inovação, como entidades governamentais, veículos de co­municação, instituições de ensi­no, entre outros. O arquivo para download está disponível no site www.superaparque.com.br.

Denise Arruda, pesquisado­ra do núcleo, explica que o obje­tivo foi identificar os principais atores do ecossistema de ino­vação da cidade, entender suas contribuições e ações para, pos­teriormente fomentar conexões entre eles. “Em uma visão mais prática, a inovação pode ser en­tendida como a implementação efetiva de novas ideias num de­terminado contexto, de forma que ela se consolida por meio de uma ação conjunta entre dife­rentes atores”, diz.

“Neste contexto, o ecossiste­ma de inovação é a relação de colaboração entre esses atores, em termos de empreendedoris­mo e inovação, para criação e desenvolvimento de novos pro­dutos, tecnologias e negócios”, explica. Além das startups, já identificadas na versão preli­minar lançado no evento Inova Ribeirão, o mapeamento listou outras entidades que fazem par­te do ecossistema.

“Identificamos, por exem­plo, órgãos governamentais, centros de pesquisas e servi­ços tecnológicos, habitats de inovação, veículos de comuni­cação, instituições de ensino, entre outros”, ressalta Denise Arruda. Para o mapeamento das startups, o estudo levou em consideração informações de agências de fomento, estu­dos e relatórios, bases abertas e portfólios de incubadoras.

“Mapeamos também star­tups que participaram de pro­gramas de aceleração, bancos de startups, premiações, portais de negócios. Fizemos uma publi­cação no evento Inova Ribeirão, que aconteceu em julho deste ano, para que startups que não estivessem em nosso mapa, pu­dessem se cadastrar”, diz.

Das 225 startups, 181 foram classificadas de acordo com os seguintes critérios: ter um site ativo, ser de base tecnológica, ter tempo de vida inferior a dez anos e produto e/ou serviço es­calável. Os dados foram registra­dos e consolidados em uma base de dados, por área de atuação, categorização e análise.

Principais resultados
O Mapeamento do Ecossis­tema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto re­vela a distribuição das áreas de atuação estão em desenvolvi­mento. Denise Arruda enfatiza que Ribeirão Preto esteve sem­pre muito voltado para a área da saúde e TI, mas que existe uma mudança significa nos últimos anos, principalmente em setores como o agronegó­cio e a educação.

Hoje, Ribeirão Preto conta com 181 startups ativas – eram 175 no mapeamento anterior. Cerca de 30% são da área de tecnologia da informação e 25% em saúde. “As demais atuam em marketing e varejo, educação, agronegócio, finanças e biotec­nologia. Conhecer quais as áreas de atuação dessas empre­sas é importante para pensar em novas políticas de incenti­vo para o desenvolvimento dos setores, atraindo e gerando no­vos negócios para as empresas e para a cidade”, diz.

A cidade, que se destaca como ambiente propício para o desenvolvimento de negó­cios de base tecnológica, con­ta com mais de 50 programas de pós-graduação, é sede da Universidade de São Paulo, do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de duas acelerado­ras de empresa – o Sevna Star­tups e a Pluris Aceleradora, e conta ainda com um capítulo do Founder Institute.

“É importante esclarecer que esta é uma primeira edição de um estudo, que é dinâmico e que será atualizado e publi­cado anualmente. Caso algu­ma startup ou instituição não esteja nesta primeira edição, é possível efetuar um cadastro para inclusão nos próximos estudos. Pretendemos a cada ano identificar mais atores, incluir as entidades que se ca­dastrarem e mapear conexões”, finaliza a pesquisadora.

Supera Parque
O Supera Parque de Inova­ção e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resul­tado de uma parceria entre Uni­versidade de São Paulo (USP), prefeitura de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Insta­lado no Campus da USP local, o parque abriga a Supera Incu­badora de Empresas e o Supera Centro de Tecnologia.

Também abriga a associa­ção do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Indus­trial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios. Ao todo, são 77 empresas ins­taladas no parque, sendo 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológi­ca, doze empreendimentos no Centro de Negócios e oito na aceleradora Sevna Startups.

Mais notícias