RP já tem nove candidatos a prefeito

0
349

A eleição para prefeito de Ribeirão Preto ganhou novos nomes no final de semana e, agora, a cidade já tem nove candidatos oficiais – oito ho­mens e uma mulher –, mas este número deve chegar a dez com a definição do Mo­vimento Democrático Brasi­leiro (MDB), que vai lançar a professora, escritora, histo­riadora e produtora cultural Cristiane Framartino Bezerra (leia nesta página).

Depois de muita especu­lação, o presidente da Câmara, Lincoln Fernandes, oficializou sua candidatura pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) em convenção realizada no sá­bado, 12 de setembro. A legen­da fez coligação com o Avante e ainda não escolheu o candi­dato a vice-prefeito. Fernandes exerce seu primeiro mandato de vereador, tendo sido eleito em 2016 com 3.601 votos.

Ele ocupa a presidência da Câmara pelo segundo ano con­secutivo e disputa pela primeira vez o Palácio Rio Branco. Ainda no sábado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), do deputado federal Ricardo Silva, homo­logou o nome da professora Suely Vilela, de 66 anos, para concorrer ao cargo de prefeita. Ela é professora universitária e foi reitora da Universidade de São Paulo (USP).

Também foi secretária da Educação no início da admi­nistração Duarte Nogueira, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2018, disputou a eleição para depu­tada estadual pelo PSB, mas não conseguiu se eleger. Obte­ve 8.262 votos. O candidato a vice ainda não foi definido.

Ainda no sábado, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) escolheu o advogado Vander­ley Caixe Filho como candi­dato a prefeito. O advogado de 42 anos foi coordenador da Comissão dos Direitos Huma­nos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ribeirão Preto, integrou a comissão es­tadual sobre o tema e a Comis­são de Defesa do Consumidor. Ainda não foi definido quem será o seu candidato a vice.

No domingo (13), o Parti­do dos Trabalhadores (PT) ho­mologou a candidatura do pro­motor aposentado e professor universitário Antônio Alberto Machado para a prefeitura. Ele tem 62 anos e oi promotor de habitação e Urbanismo. A pro­fessora e ex-secretária munici­pal da Educação na adminis­tração Antonio Palocci, Elsa de Paula Rossi foi a escolhida para concorrer a vice-prefeita.

Com as convenções do final de semana, que homo­logaram mais quatro candi­daturas, Ribeirão Preto já tem nove concorrentes oficiais ao cargo de prefeito. A lista traz o candidato à reeleição Duarte Nogueira (PSDB), de 56 anos, com Daniel Marques Gob­bi (Progressistas) para vice; e Mauro Inácio, de 51 anos, do Partido Socialismo e Liberda­de (PSOL), com Mayra Ribeiro completando a chapa.

Também estão na disputa o coronel Luis Henrique Usai, de 56 anos, pelo Partido Re­novador Trabalhista Brasileiro (PRTB), com Sueli Albanezi Gonzalez para vice; Fernan­do Chiarelli, de 63 anos, pelo Patriota (Patri) em dobradi­nha com Valter Vanzo Junior, o Sargento Vanzo; e Emilson Roveri, de 59 anos, do Rede Sustentabilidade, com Luiz Mariano para vice.

No MDB, o juiz aposen­tado João Agnaldo Donizeti Gandini, de 63 anos, desistiu da disputa e a legenda anun­ciou Cristiane Framartino Be­zerra para disputar o Palácio Rio Branco. O nome do vice na chapa será definido nesta terça-feira (15) e deve vir do Partido Social Liberal (PSL).

As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de no­vembro. Nos municípios onde houver segundo turno – ci­dades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.

Ribeirão Preto tem 441.845 eleitores aptos a votar em no­vembro deste ano, segundo dados atualizados e divulgados pelo Tribunal Superior Elei­toral (TSE). A quantidade de pessoas que poderão escolher prefeito e vereadores na cidade é 1,48% superior ao eleitorado de 435.369 “ribeirão-pretanos” da última eleição municipal, em outubro de 2016 – são 6.476 a mais.

Os nove candidatos à prefeitura de Ribeirão

PSDB
Prefeito: Duarte Nogueira Júnior Vice: Daniel Marques Gobbi (PP)

PDT
Prefeito: Lincoln Fernandes Vice: não definido

PSB
Prefeita: Suely Vilela Vice: não definido

PT
Prefeito: Antônio Alberto Machado Vice: Elsa de Paula Rossi

PSOL
Prefeito: Mauro Inácio Vice: Mayra Ribeiro

PRTB
Prefeito: Coronel Luis Henrique Usai Vice: Sueli Albanezi Gonzalez

Patriota
Prefeito: Fernando Chiarelli Vice: Sargento Valter Vanzo Junior

Rede Sustentabilidade
Prefeito: EmilsonRoveri Vice: Luiz Mariano

PCdoB
Prefeito: Vanderley Caixe Filho Vice: não definido

Comentários