24 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 12:47
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTO: JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA
Início » RP já vacinou 2 mil ‘educadores’
DestaqueGeral

RP já vacinou 2 mil ‘educadores’

A prefeitura de Ribeirão Pre­to abriu nesta quarta-feira, 14 de abril, no auditório do Centro Médico do RibeirãoShopping, a primeira etapa do plano de imu­nização dos trabalhadores da educação das redes municipal, estadual e particular, de 47 anos ou mais. Segundo balanço divul­gado no final da tarde, cerca de duas mil pessoas foram imuni­zadas, 50% da meta – o objetivo é vacinar quatro mil educadores até esta quinta-feira (15)

O agendamento continua aberto no site oficial da prefei­tura de Ribeirão Preto (www. ribeiraopreto.sp.gov.br). Antes, os profissionais devem fazer o cadastro na plataforma VacinaJá Educação (https://vacinaja.sp.gov.br/educacao), do governo do Estado. Podem ser vacina­dos os profissionais das redes privada, estadual e municipal com 47 anos ou mais. A esti­mativa é que sejam imunizadas cerca de quatro mil pessoas.

A vacinação vai continuar nesta quinta-feira (15), no Cen­tro Médico do RibeirãoSho­pping. “A Multiplan, adminis­tradora do RibeirãoShopping e do Shopping Santa Úrsula em Ribeirão Preto, colabora com a sociedade e com o poder públi­co no combate ao coronavírus, em campanhas de vacinação em diversos municípios”, diz Vander Giordano, vice-presidente insti­tucional da Multiplan.

“Tudo extremamente orga­nizado e com equipe qualifica­da e treinada para orientação e atendimento. Fiquei muito emocionada, com vontade de chorar, vacina é vida e ela se concretizou hoje”, afirma a professora Nair Bovis, que atua na Emefem Dom Luís do Amaral Mousinho.

Nesta quinta-feira, a cam­panha de imunização no em­preendimento terá início às oito horas e segue até as 16 ho­ras nos dois dias, apenas para quem fez o agendamento pré­vio. O empreendimento ofere­ce estacionamento gratuito.

A recomendação para acessar o local de carro é pela avenida Presidente Vargas, en­trada pelo estacionamento do Centro Médico.

Para quem for a pé, de ôni­bus, de táxi ou transporte por aplicativo (Uber, 99 etc.) o aces­so será pelas portarias F (entra­da pela Presidente Vargas) e A (Boulevard, com entrada pela portaria próxima à Renner). Estão sendo imunizados funcio­nários que atuam em diversas funções, como secretários, auxi­liares de serviços gerais, faxinei­ras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, direto­res, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenado­res pedagógicos, além de profes­sores temporários.

No momento da vacinação, o profissional deverá compare­cer, de acordo com o agenda­mento, portando documento pessoal com foto – Registro Ge­ral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) –, Cadastro de Pessoa Física (CPF), “Com­provante Vacina Já Educação” e a “Ficha de Cadastro Manual – Vacivida”, que serão enviados ao e-mail declarado durante a etapa do cadastramento.
Segundo o secretário muni­cipal da Educação, Felipe Elias Miguel, a rede municipal de en­sino tem cerca de cinco mil pro­fessores acima de 47 anos. São entre doze mil e treze mil no to­tal. O inicio das aulas presenciais na rede municipal continua sus­penso, mesmo com a mudança da cidade da fase emergência para a vermelha.

A cidade tem 110 escolas de educação infantil e de ensi­no fundamental e dos 47.271 estudantes matriculados. Conta ainda 22 escolas conveniadas. A suspensão ocorre principalmen­te por causa de uma decisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho, que con­cedeu liminar ao Sindicato dos Servidores Municipais de Ribei­rão Preto, Guatapará e Pradópo­lis (SSM-RPGP) em 25 de feve­reiro. O retorno estava marcado para 1º de março. A prefeitura recorreu.

Já parte das 82 unidades da rede estadual em Ribeirão Pre­to, que atendem cerca de 47 mil alunos no município, deveriam voltar nesta quarta-feira, desde que com limite de 35% dos alu­nos nas salas de aulas. As cerca de 300 das dez mil escolas particula­res espalhadas pelo estado pode­riam retomar as aulas presenciais a partir de segunda-feira (12), obedecendo todos os protocolos sanitários do Plano São Paulo.

Durante três dias, entre 29 e 31 de março, a Secretaria Muni­cipal da Educação, em parceria com a da Saúde, promoveu a tes­tagem facultativa para covid-19 nos funcionários e professores da rede municipal de ensino, totalizando 1.357 exames que constaram 265 resultados posi­tivos para covid-19, ou 19,5% – 145 funcionários estavam com os anticorpos IgM e 120 com os anticorpos IgG.

Doação de alimentos
A Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, articulou uma campanha de arrecada­ção de alimentos para doação às famílias em alta vulnerabi­lidade social cadastradas no município. “Os profissionais que quiserem podem levar ali­mentos não perecíveis ao local da vacinação, onde serão acon­dicionados e entregues para a Semas, que fará a distribuição”, explica Felipe Elias Miguel.

Mais notícias