22 C
Ribeirão Preto
7 de julho de 2022 | 13:48
Jornal Tribuna Ribeirão
GUILHERME SIRCILI

RP pretende abrir 207 vagas para professor

A prefeitura de Ribeirão Preto pretende criar 207 novos cargos efetivos para professo­res de diversas áreas. O projeto já foi enviado para a Câmara de Vereadores. Os novos pro­fissionais serão direcionados para quatro novas escolas que serão entregues em 2022 e 2024.

A proposta foi protocolada no dia 14 de junho. As novas vagas são destinadas para aten­der a demanda da ampliação da rede municipal de ensino. A pre­feitura justifica que os professo­res são necessários por conta do aumento da carga horária se­manal do ensino fundamental.

Isso ocorreu após a inclu­são das aulas de língua inglesa nos anos iniciais e de oficinas de ensino de matemática, nos anos finais. A proposta pre­vê a criação de 50 cargos para professor de educação básica I (PEB I), 40 cargos de PEB II e quatro de PEB III – Artes.

Prevê ainda cinco cargos de PEB III – Ciências Físicas e Biológicas, oito de PEB III – Educação Física, três de PEB III – Geografia, cinco de PEB III – História, 81 de PEB III – Inglês, oito de PEB III – Lín­gua Portuguesa e três cargos de PEB III – Matemática.

Atualmente, a rede mu­nicipal de ensino conta com 2.655 professores para as dis­ciplinas que serão ofertadas. O projeto está na Secretaria Legislativa da Câmara para receber emendas dos vere­adores. Depois seguirá para análise das comissões perma­nentes – Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Educa­ção – antes de ser levado para votação em plenário.

Em maio, a prefeitura lan­çou processo seletivo que prevê a contratação de professores em caráter temporário e emergen­cial, de acordo com a demanda da Secretaria Municipal da Edu­cação. Desde o início do ano, mais de 800 professores foram contratados pela administração Duarte Nogueira (PSDB).

Os candidatos selecionados irão atuar nas funções de Profes­sor de Educação Básica I (PEB I), Educação Básica II (PEB II) e Educação Básica III (PEB III), sendo este último para as áreas de habilitação específica: Arte, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Geografia, His­tória, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Atendimento Edu­cacional Especializado – AEE e Guia-Intérprete.

A rede de ensino do mu­nicípio tem 136 escolas, sendo que 26 são conveniadas. São 36 Centros de Educação Infantis (CEIs) e 42 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), com um total de 23.100 crian­ças matriculadas.

Também administra 31 es­colas de ensino fundamental (Emefs) e 25 escolas parceiras ou conveniadas, com mais 23.937 estudantes. Tem ainda duas es­colas para alunos especiais. No total, são 136 unidades escola­res e 47.037 estudantes matri­culados, segundo dados atuali­zados em 12 de maio.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort