24 C
Ribeirão Preto
17 de agosto de 2022 | 11:36
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK
Destaque Política

RP quer reduzir fiação elétrica

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) criou a Comissão de Infraestrutura Aérea para analisar a situação de cabos instalados nos postes de rede elétrica de Ribeirão Preto. O objetivo é eliminar os fios sem utilização e organizar os que estão ativos e acabar com o emaranhado de fiação existen­te em grande parte da cidade. O anúncio ocorreu na quinta­-feira, 23 de junho.

A prefeitura argumenta que a comissão foi criada para zelar pela correta ocupa­ção do espaço aéreo urbano no município, contribuindo para mitigação dos poten­ciais impactos urbanísticos e paisagísticos da infraestrutu­ra local de telecomunicações.

Entre suas atribuições está a expansão e a modernização de infraestrutura em serviços de telecomunicações, promovendo a uniformização, simplificação e celeridade de procedimentos e critérios para a outorga de licen­ças pelos órgãos competentes. Terá, ainda, a missão de mini­mizar os impactos urbanísticos, paisagísticos e ambientais.

O trabalho terá como base um projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria Municipal de In­fraestrutura na avenida Senador César Vergueiro, no Jardim Ira­já, Zona Sul da cidade. A próxi­ma via a receber o “tratamento” da comissão será a Presidente Vargas, na mesma região.

“Já nos reunimos em março para começar a discutir como realizar a faxina de fios na cida­de e organizar essas fiações aé­reas. Nosso próximo passo será a faxina na avenida Presidente Vargas”, afirma o secretário da Infraestrutura, Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, mem­bro titular da comissão. Duarte Nogueira destaca que as obras do Programa Ribeirão Mobili­dade contam com a implantação de fiação subterrânea.

“Desde que começamos a implantar as obras do Ribei­rão Mobilidade, percebemos a complexidade desses ele­mentos aéreos, presentes na estrutura do traçado viário da nossa cidade, aonde fios preci­savam ser substituídos e postes removidos para que pudésse­mos adequar às novas estrutu­ras viárias”, garante.

Ribeirão Preto tem bairros com fiação subterrânea e nos corredores de ônibus que estão sendo implantados, a fiação é subterrânea para possibilitar o sistema de transporte inteligen­te por meio de cabeamentos, sobretudo, de fibras ópticas que vão pilotar e gerenciar esses sen­sores e semáforos para o trânsito ter mais fluidez.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com