29 C
Ribeirão Preto
7 de julho de 2022 | 14:34
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTO: ALFREDO RISK

RP tem a manhã mais gelada do ano

O frio bateu novo recorde em Ribeirão Preto no início da manhã desta sexta-feira, 20 de maio. Depois de registrar seis graus Celsius nas madrugadas de quarta (18) e quinta-feira, 19 de maio, a estação da Rede de Meteorologia do Coman­do da Aeronáutica (Redemet), que faz a medição no Aero­porto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte da cida­de, constatou 5ºC às seis horas desta sexta-feira (20), a menor temperatura do ano até agora.

A marca de ontem também é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medi­ção. A massa de ar polar que atinge quase todo o país derru­bou a temperatura no nordeste paulista neste outono gelado. Em algumas regiões da cidade, segundo os meteorologistas, a sensação térmica foi ainda mais baixa, entre 2ºC e 3ºC, por causa da maior incidência de árvores e cursos d’água.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a De­fesa Civil do Estado de São Paulo mantiveram o alerta de friaca para o final de sema­na. Na zona rural de Ribeirão Preto, a temperatura chegou a 1ºC. A máxima do dia foi de 16 graus, à tarde. Às 19h30 já havia recuado para 12ºC.

A temperatura mais baixa da macrorregião foi constata­da em Miguelópolis e Sertãozi­nho, com 2,8ºC. Em Ituverava subiu para 2,9ºC, depois do 0,7ºC de quarta e do 0,9ºC de quinta, quando a sensação tér­mica chegou a 1,2ºC negativo. Em Franca, o frio foi de 6ºC nesta sexta-feira. Em Barretos ficou em 4º.

De acordo com o Clima­tempo, para este sábado (21) ainda há previsão de geada na zona rural e em algumas cidades da região a tempera­tura pode ficar abaixo de zero grau. O morador de Ribeirão Preto continua com agasalho, cachecol, gorro, luva, meia de lã, cobertor e edredom fora do armário.

Segundo o Climatempo, neste sábado os termômetros devem marcar entre 7ºC e 23ºC, com sensação térmica entre 4ºC e 5ºC. A umidade do ar vai variar entre 28% e 77% e não há previsão de chuva para o período. De domingo (22) a quarta-feira (25) a tempe­ratura mínima deve oscilar entre 9ºC e 12ºC, sem pos­sibilidade de chuva, com a umidade entre 25% e 74%.

A taxa de umidade relativa do ar ideal é de 60%, segun­do a Organização Mundial da Saúde (OMS). Abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é infe­rior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado um caso de emergência.

A madrugada de 20 de ju­lho do ano passado foi a mais fria em Ribeirão Preto nos últimos 18 anos. Não fazia tanto frio desde o inverno de 2003, quando os termômetros marcaram 1ºC com sensação térmica negativa entre -1ºC e -2ºC, de acordo com a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Re­demet) no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte da cidade.

A Secretaria de Assistên­cia Social anunciou mais uma medida de enfrentamento à frente fria, que deve durar até o começo da próxima semana. Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de maio, o Centro POP, equipamento onde as pesso­as em situação de rua podem passar o dia durante a semana, também estará aberto, em ca­ráter emergencial, das oito às 19 horas para que essas pesso­as possam se abrigar do frio. De acordo com a pasta, 216 moradores de rua foram en­caminhados para acolhimento desde terça-feira (17).

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
AllEscort