RP terá salão internacional de fotografia

0
49
A.C.TÓRTORO

O I Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribei­rão Preto está com inscrições abertas até 15 de março. A seleção das imagens colori­das e em preto e branco será definida no dia 20 do mes­mo mês e os aprovados serão notificados a partir de 14 de abril. Serão distribuídas 103 medalhas e menções honro­sas. Além das imagens pre­miadas, outras serão escolhi­das para a exposição.

A exposição será online, a partir de 19 de junho, aniver­sário de 165 anos de Ribeirão Preto, e ficará em cartaz por tempo indeterminado, em vá­rios sites. Uma live será reali­zada na abertura do evento. O salão já conta com inscrições de fotógrafos de 20 países até o momento. A organização é do Grupo Amigos da Foto­grafia (GAF), que receberá quatro imagens por autor.

As inscrições devem ser feita no link contest.amigos­dafotografia.com.br. Ribeirão Preto é a segunda cidade do Brasil a organizar salões in­ternacionais de fotografia e o GAF é o terceiro fotoclube a promover eventos deste tipo com a participação de estran­geiros – o de Jaú (SP) já tem dois no currículo.

O I Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto tem o certificado da Con­federação Brasileira de Fotogra­fia (Confoto). Tem também o reconhecimento da Fédération Internationale de l’Art Photogra­phique (Federação Internacio­nal de Arte Fotográfica, a Fiap) e da International Association of Art Photographers (Associua­ção Internacional de Arte Foto­gráfica, Iaap).

O fotoclube ribeirão-pre­tano já promoveu oito salões nacionais e internacionais e duas bienais de fotografia, mas este será o primeiro com a chancela da Fiap e da Iaap. No ano passado, o realizou o VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, o primeiro virtual da história do GAF.

A abertura ocorreu em 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia. Foram seleciona­das 180 fotos de 122 fotógra­fos classificados, de várias re­giões do Brasil e também de outros países, entre menções honrosas e os três primeiros lugares de cada categoria.

As imagens foram selecio­nadas entre 1.324 fotografias inscritas. As 180 imagens selecionadas foram expostas na página do Grupo Amigos da Fotografia no Facebook e nos sites do Confoto (www. confoto.art.br) e Movimento das Artes (www.movimento­dasartes.com.br).

Pela grande quantidade de fotos recebidas nos salões anteriores, o GAF reduziu, de quatro para duas, a quan­tidade de fotos por autor. O salão foi dividido em cinco categorias. Os primeiros co­locados em cada uma delas foram premiados no VIII Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Pre­to. Maurício Berndt, do Gru­po Luminous de Fotografia de São Paulo (SP), levou o primeiro lugar na categoria Digital Fotoclube com a foto “Conduzindo a manada”.

O professor Antonio Car­los Tórtoro, mais conhecido como A.C. Tórtoro, do Gru­po Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, também ficou em primeiro lugar na catego­ria Digital Fotoclube com a imagem “Digão”. Anne Schu­mann, do Clube do Fotógra­fo Caxias do Sul (RS), levou o prêmio na Categoria Digi­tal – Não Foto Clubistas com “Adversidade que inspira”.

Paulo Berton, do Foto Clube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto (SP), ficou em primeiro lugar na categoria Analógica – Foto Clubista com a fotografia “Meninos Peixes”. Por fim, Michell Mello, do Maranhão, levou o prêmio principal na categoria Pinhole (foto tirada com uma latinha) – Não Foto Clubista com a foto “A beira do rio – cidade amazona”.