Uma das mais disputadas competições do esporte pau­lista, a 63ª edição dos Jogos Regionais da 5ª Região do Estado de São Paulo será dis­putada em Franca, a partir de terça-feira, 16 de julho, e vai até dia 27. Com a participa­ção de mais de 500 atletas, a delegação de Ribeirão Preto será uma das maiores da com­petição deste ano.

Com a conquista do tercei­ro lugar na edição de 2018, após dois anos fora das disputas, a delegação ribeirão-pretana participa de 47 modalidades, entre as equipes masculinas e femininas, contra 55 municí­pios e 5,5 mil atletas. São cerca de 300 árbitros e juízes durante os onze dias de competição.

“É um motivo de muito orgulho participar dos Jogos Regionais, uma das competi­ções mais tradicionais e im­portantes do Estado de São Paulo. Estamos trabalhan­do há meses para oferecer a melhor infraestrutura a toda nossa delegação que irá se dedicar em cada disputa nos próximos dias”, explica o se­cretário de Esportes de Ribei­rão Preto, Ricardo Aguiar.

Com 25 modalidades, sendo duas para atletas com deficiência (ACD), os Jogos Regionais têm como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos muni­cípios do Estado de São Paulo por meio da competição, bus­cando os melhores atletas ou equipes para a participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” (Jogos Abertos do Interior, os JAI).

As modalidades são atle­tismo, badminton, basquete, biribol, bocha, capoeira, ci­clismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, kara­te, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vô­lei de praia e xadrez. Já para os atletas com deficiência, serão o atletismo e a natação.

Os atletas ribeirão-preta­nos seguirão em grupos para a cidade sede da competição a partir do dia 16, terça-feira, saindo do Complexo Espor­tivo Elba de Pádua Lima (o “Tim”), a popular Cava do Bosque, de acordo com o ca­lendário das disputas.

Quatro equipes da cidade abrem as disputas. Na parte da manhã, ainda sem horário definido, o ciclismo vai defen­der os títulos conquistados em 2018, nas categorias masculina e feminina. Às 14h45, o time de vôlei masculino sub-20 en­frenta Barretos.

Jogos Regionais
Os Jogos Regionais são dis­putados pelas representações municipais do Estado de São Paulo. Realizados anualmente no mês de julho, coincidem com as férias escolares para que as escolas possam ser utili­zadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.

Tiveram início em 1950, na cidade de Presidente Pruden­te, com a finalidade de revelar novos talentos. Desde aquela época, os campeonatos realiza­dos em algumas regiões pau­listas evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior.

A denominação oficial de Jogos Regionais só foi institu­ída em 1956. A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, as competições são realizadas em oito regiões esportivas dentro do Estado de São Paulo, sen­do que Ribeirão Preto fica na quinta região.

A competição tem alcan­çado seu objetivo de promo­ver a massificação e o inter­câmbio esportivo, contando com um número cada vez maior de atletas e de municí­pios participantes, o que pos­sibilita revelar um número cada vez maior de esportistas.

A 62ª edição
Em sua volta aos 62º Jogos Regionais, realizados em Ma­tão no ano passado, depois de dois anos seguidos de ausên­cia (2016 e 2017), os cerca de 525 atletas de Ribeirão Preto disputaram o lugar mais alto do pódio em 47 modalida­des, conquistando um total de 194 medalhas, sendo 87 de ouro, 64 de prata e 43 de bronze. Na soma das con­quistas, os ribeirão-preta­nos trouxeram para a cida­de o terceiro lugar, com 295 pontos. Araraquara ficou com o título de cidade campeã com 313 pontos, seguida por Fran­ca, vice-campeã, com 306,5 pontos conquistados.

Comentários