25 C
Ribeirão Preto
18 de abril de 2024 | 15:01
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK
Início » RP vira capital cultural paulista
Cultura

RP vira capital cultural paulista

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta ter­ça-feira, 13 de julho, a am­pliação do Programa #Jun­tosPelaCultura, uma parceria das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de De­senvolvimento Regional do Estado de São Paulo, que vai destinar R$ 10,6 milhões – valor 45% maior que os R$ 7,3 milhões de 2020.

O #JuntosPela Cultura une poder público e segmentos artísticos com o objetivo de fomentar e difundir a cultura. Em 2021, as chamadas pú­blicas passaram de oito para doze, sendo sete para muni­cípios, quatro para artistas e uma para organizações. De um total de 853 projetos se­lecionados, 524 foram apre­sentados por 161 prefeituras, enquanto que outros 329 são de produtores culturais.

Ao todo, o programa vai beneficiar 9,6 mil artistas neste ano. Para celebrar o su­cesso da iniciativa, o governo do Estado premiou 20 cida­des com títulos de capitais culturais de São Paulo pela excelência na cena artística e importância dada ao setor pelas gestões municipais.

Além de Ribeirão Preto, as demais cidades homenage­adas são Bertioga, Botucatu, Franco da Rocha, Ilha Solteira, Itanhaém, Itapevi, Itapira, Mai­riporã, Mirante do Paranapane­ma, Mogi das Cruzes, Piracica­ba, Santa Fé do Sul, São Bento do Sapucaí, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Serrana, Sete Barras e Ubatuba.

Todas as ações realizadas pelos municípios podem ser acessadas gratuitamente na plataforma de vídeo por de­manda e de streaming #Cul­turaEmCasa e também no perfil @culturaemcasasp nas redes sociais. O balanço das propostas recebidas em 2021 registrou 1.573 inscrições de prefeituras; 961 de artistas e 78 de organizações – estas em seu ano de estreia.

Em 2020, foram 478 pro­postas de prefeituras e 687 de artistas. Entre as cidades com projetos beneficiados pelo #JuntosPelaCultura estão Bar­retos, Batatais, Franca, Guaí­ra, Jaboticabal, Mococa, Pra­dópolis, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Ser­tãozinho e Taquaritinga.

Mais notícias