Não é somente a tradicio­nal culinária holandesa que está presente nos restauran­tes e nas confeitarias insta­lados no parque do maior evento de flores e plantas ornamentais da América La­tina. Os chefs e confeiteiros se dedicam, todos os anos, a apresentar uma criação de dar água na boca. O evento acontece até o dia 23 deste mês, de sexta a domingo, em Holambra (SP).

Os mais de 300 mil turistas que todos os anos visitam a Expoflora já sabem: tem sempre uma receita nova para ser apreciada nos restaurantes e nas confeitarias. Entre as novidades gastronômicas este ano está a ‘‘Salada de flores’’ com endívias e vinagrete de framboesa – receita do chef Pablo Schoenmaker do Casa Bela Restaurante.

O prato poderá ser harmonizado com o vinho ‘‘Pétalas’’, da linha ‘‘Tempos’’, lançamento da Vinícola Góes na Expoflora e produzido com uvas Cabernet Franc cultivadas em São Roque. Tra­ta-se de um rosé fino seco com notas frutadas, especialmente de cereja, morango e ma­mão, com leves toques florais. Seu sabor é cremoso, de acidez equilibrada e prolongada per­sistência. Como sobremesa, o Casa Bela apresenta a tortinha ‘‘Lemon Curd’’, com massa de amêndoas recheada com cre­me de limão siciliano e coberta com chantilly.

O parque da Expoflora conta com uma ampla área de 250 mil metros quadrados onde funcionam duas gran­des praças de alimentação com 16 lanchonetes, além de sete restaurantes (desde fast-food a comidas nacionais e típicas holandesas) e duas confeitarias.

Queijos holandeses
Este ano, a Omma Beppie não traz novas receitas, mas importou diversos tipos de queijos holandeses para serem apreciados pelo pú­blico, entre eles, o Maasdam, o Prima Donna, o Vincent (tipo “prosdij”) e, claro, o Gouda, o queijo holandês mais exportado (e copiado) no mundo todo.