“Lindo fim de tarde Amazônico”, de Wuandercley de Melo Ramos, de Manaus (AM) - Foto: WUANDERCELY DE MELO RAMOS

O VII Salão Internacio­nal de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto começa nesta sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 19 horas, na Casa da Cultura, na praça Alto do São Bento s/nº, no Morro do São Bento, Jardim Mosteiro, Zona Leste da cidade, com entrada franca. Neste ano, o evento bateu recorde de ins­crições e atraiu fotógrafos de vários países. Recebeu 1.780 imagens de celulares, ana­lógicas e digitais, em preto e branco, coloridas e monocro­máticas, de 590 pessoas que se inscreveram no evento – cada uma com três trabalhos.

Duzentos trabalhos foram selecionados e estarão na ex­posição. Foram inscritas fo­tos de 16 Estados brasileiros e oito países da Europa. As imagens de fotoclubes, indi­viduais e de organizadores como o Grupo dos Amigos da Fotografia (GAF) de Ri­beirão Preto foram divididas em votações diferentes para efeito de classificação. A se­leção ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Cul­tura, das 13 às 24 horas do dia 3 de agosto, “uma maratona desgastante mas prazerosa dado o nível dos trabalhos apresentados”, diz Elza Ros­sato, do GAF.

Os jurados para a categoria “Fotoclube” são Jair Correa (artista plástico), José Francisco Pimenta (JF Pimenta, repórter fotográfico), José Mário de Souza (jornalista, editor do jornal Enfim), Mariân­gela Quartin (diretora de Centro Cultural), Marco Pires (proprietá­rio da Espaço , Vídeo e Foto) e An­tonio Carlos Tórtoro (educador e diretor do GAF).

Os jurados das fotos da categoria “Não Fotoclube” são Clovis Quintal (professor de Fotografia), Lu Degob­bi (professora e diretora do GAF), Alexandre Fabrício Pontes da Silva (da Yazigi) e Vilmar Moreno (empresário do ramo de fotografia. Ain­da participaram da atividade alguns integrantes do Grupo Amigos da Fotografia, como Tórtoro, Fernanda e Francis­co Ripamonte, Lu Degobbi, Elza Rossato, Claudio Spino­la, Hélida Magalhães, Letícia Marques, Carlos Lagamba e Solange Moreno.

A partir desta sexta-fei­ra (16), às 19 horas, e até 16 de setembro, quem visitar a exposição das 200 fotos sele­cionadas e premiadas, entre fotoclubes e não fotoclubes, na Casa da Cultura, poderá ver uma maravilhosa mostra de imagens de todo o nosso imenso, rico e belíssimo Bra­sil: carros de boi em Minas Gerais, barcos no litoral de São Paulo e a arquitetura em grandes e famosas capitais.

Também estarão na ex­posição marinhas , paisagens gaúchas , belezas do Ama­zonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, e muitos outros Estados. Para­lelamente, no mesmo local, haverá uma exposição de fo­tos do jovem fotógrafo Rod Tórtoro, com o título: “O que revela a Nikon do Rod”, uma homenagem póstuma.

Comentários