Salão de fotografia abre inscrições

0
106
PAULO BERTON

A Ordem dos Velhos Jor­nalistas de Ribeirão Preto (OVJ) abriu o período de ins­crições para quem deseja par­ticipar do III Salão Nacional de Arte Fotográfica Analógica. A exposição não será presencial e uma live está prevista para nar­car a abertura do evento, em 8 de janeiro de 2021. Os interes­sados devem se inscrever até 13 de dezembro.

O julgamento das imagens será uma semana depois, no dia 20 do mesmo mês. O III Salão Nacional de Arte Foto­gráfica Analógica da Ordem dos Velhos Jornalistas, através do Grupo Amigos da Fotogra­fia e com apoio da Confede­ração Brasileira de Fotografia, destina-se a estimular o inte­resse pela fotografia feita com filmes ou papel fotográfico sendo analógica.

Tem caráter exclusiva­mente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem vínculo à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço e terá as inscrições abertas em todo o território nacional. O salão é aberto a fotógrafos profis­sionais e amadores, brasilei­ros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de ida­de, com assinatura do res­ponsável quando menor de 18 anos.

A participação no presen­te concurso caracteriza por si a aceitação por parte dos par­ticipantes de todos os termos e condições deste regulamen­to. O concurso terá uma cate­goria de tema livre, podendo ser inscritas fotografias em preto e branco e fotografias coloridas, realizadas de for­ma analógica ou pinhole.

A inscrição é totalmente gratuita e cada participan­te pode concorrer com até quatro fotografias nos tama­nhos 20×30, 24×30 ou 30×40 centímetros em 300 dpis, que serão enviadas para o e-mail amigosdafotograf[email protected] hotmail.com. Cada fotografia deverá ser identificada no ar­quivo e na ficha de inscrição, contendo título e autor.

O link com a ficha de ins­crição é http://confoto.art.br/fotografia/images/ficha­-III-velhosjornalistas.jpg. Os autores, ao enviarem as fotos para julgamento, autorizam a utilização de suas imagens na exposição do III Salão Nacio­nal de Arte Fotográfica Ana­lógica da Ordem dos Velhos Jornalistas de Ribeirão Preto, assim como sua divulgação na mídia e internet.

Os trabalhos, devidamen­te identificados e acompa­nhados da ficha de inscrição em anexo, deverão ser envia­dos para o e-mail amigosda­[email protected] ou entregues na sede do Grupo Amigos da Fotografia, na rua Professor José Coelho Go­mes Ribeiro n° 286 no Jardim Anhanguera, Zona Leste.

As fotos selecionadas não serão ampliadas para a exposi­ção. Membros do Grupo Ami­gos da Fotografia, curadores e envolvidos com a organização do concurso e os jurados, es­tão proibidos de participarem. Será feita uma mostra paralela ao concurso, para membros do Grupo Amigos da Fotografia e associados da Ordem dos Jor­nalistas.

Os três primeiros coloca­dos das categorias “preto e branco”, “cores” e “pinhole” serão premiados com certi­ficados e medalhas – ouro para o primeiro lugar, prata para o segundo e bronze para o terceiro. As obras classifi­cadas da quarta a 14ª posi­ção receberão certificados de “menção honrosa”. A exposi­ção será apenas online, sendo premiadas 20 fotos da mostra paralela, ou a critério do júri.

As obras inscritas serão submetidas à comissão de se­leção e premiação composta por fotógrafos, editores, es­critores e empresários com conhecimento na fotografia, indicados pela curadoria do evento e aprovados pela Or­dem dos Jornalistas de Ribei­rão Preto, cujas decisões se­rão definitivas e irrecorríveis.

A assinatura da ficha de inscrição implica na aceita­ção na íntegra dos termos deste regulamento. Os casos não constantes desse regu­lamento serão resolvidos, soberanamente, pela comis­são organizadora. As fotos analógicas e ou negativos, podem ser digitalizados por qualquer meio de comunica­ção, mas a origem precisa ser com negativos. No pinhole, podem ser usados negativos ou papel fotográfico para a captura da imagem.

Comentários