21 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 5:24
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » São Silvestre – A corrida de rua mais charmosa da AL
Esportes

São Silvestre – A corrida de rua mais charmosa da AL

DJALMA VASSÃO/GAZETA PRESS

A Corrida Internacional de São Silvestre, que este ano com­pletará sua 94ª edição, segue mostrando sua força. A mais tradicional, importante e char­mosa prova da América Latina praticamente acabou de abrir as inscrições e já atingiu número expressivo de atletas, superan­do os 40% – aproximadamente doze mil. Por isso, quem estiver interessado em participar neste ano deve ficar atento para não perder a chance de fechar o ano esportivo numa das maiores fes­tas do esporte no país.

As inscrições para percorrer os 15 quilômetros por ruas e ave­nidas de São Paulo poderão ser feitas até 23 de novembro. Porém, se o limite de 30 mil corredores for atingido, as inscrições serão encer­radas automaticamente, confor­me regulamento. Os atletas inte­ressados em participar já podem se inscrever pelo site www.sao­silvestre.com.br. A taxa é de R$ 185. No ano passado, represen­tantes de 40 países participaram.

Os principais nomes do país e destaques do exterior partici­parão do evento, além de inú­meros amadores que fazem a grande festa do evento. Idealiza­da pelo jornalista Cásper Líbero no ano de 1925, a prova chega à sua 94ª edição sem interrup­ção. Ela foi realizada até mesmo durante a Revolução Constitu­cionalista de 1932 e a Segunda Guerra Mundial. O percurso de 15 quilômetros passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, com lar­gada na avenida Paulista, próxi­mo ao número 2.000, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na via mais famosa do país, no número 900. A programação no dia da corrida começará cedo. O pelo­tão de elite feminino terá sua lar­gada às 8h40. Logo em seguida, às nove horas, será a vez do pelo­tão de elite masculino e os atletas de ocasião vão largar mais tarde com suas fantasias e cartazes.

Na 93ª edição, os brasileiros foram coadjuvantes na Corrida Internacional de São Silvestre. O etíope Dawit Admasu venceu a disputa masculina, enquanto no feminino quem ganhou foi a queniana Flomena Cheyech. Os melhores brasileiros na disputa foram Ederson Vilela Pereira, na 11ª posição, e Joziane Car­doso, na décima colocação. Foi a primeira vez desde 2011 que a São Silvestre não teve sequer um atleta do País no pódio.

São Silvestre terá esquema especial

A 94ª Corrida de São Silvestre terá um es­quema especial de acesso à largada e che­gada, visando assegurar mais facilidade aos atletas oficialmente inscritos, e informar ao público que pretende acompanhar a principal corrida de rua da América Latina. No período das cinco às dez horas serão permitidos apenas atletas com número de peito, com os seguintes acessos pela alameda Santos e rua São Carlos do Pinhal: Elite, rua Frei Caneca, Setores Azul e Amarelo, alameda Ministro Rocha Azevedo, Setor Vermelho, rua Peixoto Gomide e rua Plínio Figueiredo, Setor Cinza, alameda Casa Branca.

A dispersão será a partir da rua Joaquim Eugênio de Lima até a Alameda Itapeva. Todas as áreas serão restritas a corredores oficialmente inscritos e usuários locais. Não será permitida a presença de acompanhan­tes ou carrinhos e outros itens que não fazem parte do evento. O Comitê Organi­zador pede gentilmente que atletas sem inscrição não compareçam, pois não há como dimensionar os serviços e o consumo excessivo pode gerar a falta de serviços e hidratação para os inscritos.

E destaca que essas dinâmicas estão sendo implantadas para melhor atender aos atletas inscritos oficialmente. A infraestrutura do evento é dimensionada para o número oficial de inscritos, cerca de 30 mil, não contem­plando serviços a atletas sem inscrição (“pipocas”). Serão sete postos de água, um a mais que no ano passado, com volume para atender somente aos inscritos. Como consta em regulamento, não haverá serviços extras e hidratação excedente para atletas sem inscrição.

Fraude
A Comissão Organizadora destaca que a inscrição é pessoal e intransferível, não havendo possibilidade de transferência para outro atleta. As ocorrências de fraudes apuradas em 2017 já estão sendo tratadas nas esferas civil e criminal.

Mais notícias