18 de abril de 2024 | 21:31
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Sarampo e pólio – RP prorroga campanha até dia 28
Saúde

Sarampo e pólio – RP prorroga campanha até dia 28

2.2 W/Agencia Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde prorrogou até 28 de se­tembro, última sexta-feira do mês, a campanha de vacinação contra sarampo (vacina tríplice viral que protege contra a doen­ça, caxumba e rubéola – SCR) e poliomielite para crianças na fai­xa etária de um ano a cinco anos incompletos (quatro anos, onze meses e 29 dias).

A prorrogação segue deter­minação da Secretaria do Es­tado da Saúde. Levantamento divulgado nesta terça-feira, 18 de setembro, pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da pasta municipal, aponta que Ribeirão Preto vacinou 26.790 crianças, cobertura de 86% do público-alvo, formado por 30.108 crianças. A meta é imu­nizar 95% do público-alvo.

“Pedimos aos pais e responsá­veis que aproveitem a prorrogação da campanha e levem seus filhos aos postos de saúde para evitar problemas mais graves no futuro”, alerta a coordenadora do progra­ma de Imunização de Ribeirão Preto, Mayra Fernanda de Olivei­ra. O secretário da Saúde alerta a população para procurar as salas de vacina.

“As pessoas entram e saem da cidade e a maior preocupação que devemos ter é levar as crianças para serem vacinadas. Precisamos conscientizar, insistir com os pais para que levem seus filhos para se imunizarem e atualizarem suas carteiras de vacinação. Só assim vamos manter a cobertura vacinal que conquistamos e não correremos riscos”, orienta San­dro Scarpelini.

A Secretaria Municipal da Saúde tem 35 salas de vacinas que permanecem abertas, das oito às 17 horas, também durante a se­mana, de segunda a sexta feira. Os horários são variados e con­forme o funcionamento de cada unidade. A relação completa está no site www.ribeiraopreto.sp.gov. br. Até 10 de setembro, 1.673 casos de sarampo foram confirmados em todo o país.

No Estado, mais de 2,1 mi­lhões de crianças com idade de um ano a menores de cinco anos foram imunizadas até o momen­to. Há 2,2 milhões de meninos e meninas nessa faixa-etária. Em todo o território paulista, 14 regi­ões ultrapassaram as metas, mas três ainda precisam aumentar as coberturas: a Grande São Paulo, onde o percentual de vacinação contra pólio é de 94,5%, e 93,8% contra sarampo.

Na região de Campinas, de 94%, e 93,6%, respectivamente. Já na região de Ribeirão Preto, a cobertura é de 93,4% contra paralisia infantil e de 92,6% con­tra sarampo. Na área de atuação do Departamento Regional de Saúde (DRS-13), que abrange Ribeirão Preto e mais 25 cida­des, a meta é imunizar 68.369 meninos e meninas.

Não há registro de casos de paralisia infantil em São Paulo há 30 anos e, desde 2000, não existem casos autóctones de sarampo no Estado. Em todo o Brasil, a campanha atingiu a meta de imunizar 95% do pú­blico-alvo estabelecida pelo governo federal. Enquanto a média geral de vacinação con­tra sarampo foi de 95,3%, a de poliomielite ficou em 95,4%. No total, 21,4 milhões de doses foram aplicadas, beneficiando 10,7 milhões de crianças.

Vacina obrigatória
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Mi­nistério da Saúde, Carla Domin­gues, afirmou nesta terça-feira (18) estar em estudo pela pasta uma proposta para tornar obrigatória a vacinação das crianças pelo País. Entre os mecanismos avaliados está o de editar uma norma con­junta com o Ministério da Educa­ção para transformar a carteira de imunização em pré-requisito da matrícula escolar. Pela regra geral, há apenas uma recomendação de que o certificado seja apresentado.

Mais notícias