Sarau é tema de web programa

0
16

O web programa “Cone­xões Literárias”, recém-lan­çado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresentará sua terceira edi­ção nesta próxima sexta­-feira, 26 de fevereiro, às 16 horas, direto dos canais da instituição, a plataforma di­gital (www.fundacaodolivro­eleiturarp.com/), Youtube, Instagram e Facebook.

O programa traz como pauta os saraus e a demo­cratização da palavra falada. São entrevistados desta edi­ção personalidades ligadas ao tema central, como a ati­vista cultural, escritora, poeta e jornalista Elizandra Souza; representantes da Coletiva Sarau DisseMinas, frente cul­tural de Ribeirão Preto for­mada por mulheres; e Renan Inquérito, rapper e criador da Parada Poética.

Segundo a apresentadora Ana Luz, o “Conexões Lite­rárias” fará um panorama ge­ral do sarau, desde quando a atividade chegou ao Brasil até o que representa atualmen­te para o contexto literário e cultural. O programa tam­bém abordará qual a função social e econômica que esses encontros proporcionam, no que tange à democratização do acesso à literatura.

Promovido mensalmente, o web programa tem o intui­to de levar entretenimento e informação sobre o universo da literatura, de forma gra­tuita e 100% digital. A pro­dutora cultural explica que, durante o programa, um dos destaques na conversa com os entrevistados é a força dos saraus para a divulgação de produções autorais.

“Além do sarau ser um es­paço que enlaça diversos ra­mos artísticos – como pintu­ras, audiovisual, teatro, dança – são nesses encontros que os escritores independentes encontram um canal para divulgar e comercializar suas obras”, diz Ana Luz.