Jornal Tribuna Ribeirão

Saúde celebra 1 milhão de doses

ALFREDO RISK

A prefeitura de Ribeirão Preto promoveu, na manhã desta sexta-feira, 15 de outu­bro, uma cerimônia simbólica para comemorar a histórica marca de um milhão de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas em moradores da cidade, desde 19 de janeiro, quando a técnica de enferma­gem Maria Lucia dos Santos, a Malu, de 45 anos, recebeu a Coronavac/Sinovac/Butantan no Hospital das Clínicas.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretário munici­pal da Saúde, José Carlos Mou­ra, participaram do evento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mamoro Kobayashi, no distrito de Bonfim Paulista, onde ocor­reu a aplicação da milionésima dose. Quem recebeu o imuni­zante da AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz foi a publicitária Júlia Simão Siqueira, de 31 anos.

“Estou muito feliz, foi emo­cionante, fui pega de surpresa, mas uma boa surpresa e tomei a segunda dose, graças a Deus”, revelou a publicitária. O secre­tário José Carlos Moura ressal­tou a importância da vacina­ção e orientou a população a se imunizar contra a doença.

“Essa aplicação comemora a grande adesão da população à vacina, o que ajudou efetiva­mente na queda de casos, pri­vação das pessoas, ocupação de leitos, internações e óbitos. Chegamos a uma marca impor­tante em Ribeirão Preto e assim devemos continuar, pelo bem de todos. Às pessoas que não receberam a vacina, procurem o agendamento, se vacinem para que possamos manter os números cada vez menores”, orientou o titular da pasta.

“Vivemos momentos di­fíceis, mas enfrentados com muita coragem. Um milhão de doses, só pra gente ter ideia do que significa, consideran­do uma fila de doses, com três doses por metro, seria mais de 300 quilômetros de fila, o que não é pouco”, disse o prefeito.

“Hoje temos o reconheci­mento, a total compreensão, de que sem a vacina não consegui­ríamos salvar vidas. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os profissionais da saúde pela dedicação e trabalho”, emen­dou o chefe do Executivo.

A marca de um milhão foi superada na quinta-feira (14), quando o “Vacinômetro”, fer­ramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunica­ção em parceria com a Com­panhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), indicava que Ri­beirão Preto havia aplicado 1.001.103 doses de vacina con­tra a covid-19.

Às 19h30 desta sexta-fei­ra, a cidade já havia aplica­do 1.005830 doses. A cidade já imunizou mais da metade da população com ao menos uma aplicação. Segundo o site, Ribeirão Preto recebeu mais 2.845 doses de imuni­zantes no dia 5 de outubro, saltando de 1.067.140 para 1.069.985. De acordo com a ferramenta, 541.288 pessoas já foram imunizadas (primei­ra dose) na cidade.

Estes “ribeirão-pretanos” representam 75,2% da popu­lação, estimada em 720.116 pessoas, segundo o Institu­to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras 19.097 pessoas receberam a vacina da Janssen/John­son&Johnson, em dose única (2,7% dos moradores).

Ou seja, 560.385 habitan­tes já receberam ao menos uma dose (77,8%). Além disso, 427.234 receberam a segunda dose (59,3% da po­pulação) e 18.211, a tercei­ra (2,5%). Assim, 464.542 pessoas estão imunizadas (64,5%) com a dose única e com duas ou três doses, mais da metade dos moradores.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com