Saúde desativa o Polo Covid-19

0
43
ALFREDO RISK/ARQUIVO

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, a partir desta quarta-feira, 14 de outubro, o Polo Novo Coro­navírus (Covid-19) será desa­tivado e a Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atí­lio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulista, Zona Leste, voltará a realizar todo tipo de atendimento.

No entanto, por meio de nota, a pasta avisa que a es­trutura do Polo Covid-19 será mantida e, caso haja necessida­de, o complexo voltará a ser ati­vado. Quatro tendas foram ins­taladas na área externa da UPA. A cidade implantou o polo em 1º de abril para atendimento exclu­sivo de pacientes com sintomas da covid-19. Depois, passou a testar pacientes com sintomas leves de síndrome gripal.

Ainda de acordo com a pasta, os moradores que tive­rem sintomas da doença po­dem procurar a UPA da Treze de Maio, assim como as outras unidades de saúde da cidade. O Polo Covid-19 funcionava 24 horas por dia com atenção médica geral e pediatria aos moradores com sintomas da covid-19, como febre e proble­mas respiratórios.

Após a triagem, o paciente com sintomas leves era leva­do à ala comum da estrutura. Quem sentia algo mais acen­tuado seguia para um espaço de isolamento dentro da UPA, usando máscara. Na área de isolamento, o paciente era me­dicado e recebia alta ou era en­caminhado à internação.

Na nota, a Secretaria da Saúde também ressalta que está passando por algumas adequa­ções para voltar a realizar todos os tipos de atendimento, como sala de medicação, inalação adulto e infantil, curativos, raio-X, eletrocardiograma, consultórios e clínica médica.

A prioridade da UPA é o atendimento de urgência e emergência, por isso conta com área para ambulância, sala de urgência e sala de higie­nização. A unidade conta com setor de pronto-atendimento, sala de observação e posto de enfermagem e instalações para o Serviço de Atendimento Mó­vel de Urgência (Samu).

Comentários