FL PITON/CCS

Para celebrar os dez anos da criação do Microempreen­dedor Individual, o Sebrae-SP vai promover, em Ribeirão Preto, na semana que vem, a sétima edição da Semana do MEI. O evento terá como tema “Conhecimento para você, su­cesso para o seu negócio!”. As atividades são gratuitas e serão realizadas entre segunda (20) e sexta-feira, 24 de maio.

Para consultar toda a pro­gramação e saber como partici­par das atividades online, acesse semanadomei.sebraesp.com.br ou ligue 0800 570 0800. Durante a Semana do MEI, o Sebrae-SP estará de portas abertas na rua Inácio Luiz Pinto nº 280, no Alto da Boa Vista, Zona Sul da cida­de, segunda a sexta-feira, das nove às 17 hotras.

A Central de Atendimento estará 24 horas em funciona­mento. Os MEIs são profissio­nais de mais de 500 atividades que podem ter renda anual de até R$ 81 mil e contar com um funcionário. Atualmente, há cer­ca de 8,3 milhões no Brasil, sen­do mais de 2,2 milhões apenas no Estado de São Paulo.

As 16 unidades do Sebrae da região terão a transmissão de palestras com convidados do mercado – Altinópolis, Bar­rinha, Brodowski , Cravinhos, Guariba, Jaboticabal, Jardinópo­lis, Monte Alto, Orlândia, Pitan­gueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Santa Rosa do Viterbo, São Si­mão e Serrana.

Segundo a Superintendên­cia da Receita Federal de São Paulo, o número de MEIs for­malizados em Ribeirão Preto no ano passado cresceu 0,46% em comparação com 2017. Passou de 36.409 para 36.578, acrésci­mo de 169 empreendedores. A média mensal saltou de 3.034 para 3.048, e a diária ficou está­vel, em cerca de 101.

São quatro por hora, média de um MEI a cada 25 minu­tos. Em comparação com 2016, a alta foi de 17,4%. Naquele ano, Ribeirão Preto formalizou 31.161 empreendedores, 2.596 por mês, 86 por dia e três por hora, um a cada 20 minutos. O MEI de Ribeirão Preto pode, desde 14 de maio do ano passa­do, formalizar sua situação em tempo recorde.

Em até 26 minutos é pos­sível abrir o empreendimento, buscar a formalização e assim gerar renda e oportunidade de trabalho. Desde a mudança do MEI – Sala do Empreendedor Municipal, da rua Laguna para o novo local no Novo Sho­pping, o município otimizou o serviço com a informatização e capacitação dos profissionais que operam o sistema.

Segundo a coordenadora Adriana Carvalho, do Posto Avançado de Atendimento, an­tes eram atendidos 361 casos por mês. Entre maio e dezembro do ano passado, foram realizados 12.797 procedimentos no Pou­patempo Ribeirão Preto, média mensal de 1.421. Neste período foram formalizados 3.467 MEIs – 385 a cada 30 dias – e outros 434 passaram por atualização. Em média, o posto realizou uma atendimento a cada oito minu­tos e um MEI foi formalizado a cada 26 minutos.

Durante a semana do MEI, todas as atividades do Escritó­rio Regional de Ribeirão Preto do Sebrae-SP estarão voltadas para tirar dúvidas sobre o fun­cionamento da modalidade e orientar sobre as vantagens da formalização, promover ofici­nas de capacitação, apresentar ideias de negócios e dar orienta­ção financeira. Outros serviços gratuitos, como a elaboração da Declaração Anual, impressão de DAS e consulta de débitos tam­bém estarão disponíveis.

A programação inclui pa­lestras rápidas com orientações práticas e efetivas para gestão do negócio; apresentação e estudo de casos práticos simulando os desafios do empreendedor e permitindo debates e soluções; oficinas on-line que os especta­dores poderão assistir de casa e interagir com o facilitador, rea­lizando exercícios e esclarecen­do suas dúvidas; e orientações sobre como obter crédito e apli­cá-lo corretamente.

Comentários