17 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 8:39
Jornal Tribuna Ribeirão
ALFREDO RISK / ARQUIVO
Início » Secretarias vão para nova sede
Geral

Secretarias vão para nova sede

As secretarias municipais da Administração e de Planeja­mento e Gestão Pública estarão em novo endereço a partir desta segunda-feira, 8 de junho. A in­formação foi divulgada pela pre­feitura de Ribeirão Preto depois que um incêndio atingiu duas salas do antigo prédio da pasta, no antigo Mosteiro São Ben­to, construção histórica pró­xima ao Santuário Sete Cape­las, no começo da manhã de terça-feira (2).

O edifício também acolhe a Secretaria Municipal da Educa­ção, no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro, Zona Leste da cidade. Nesta sexta-feira (5), a pasta finalizou a mudança para o novo endereço, na sede da Companhia Habitacional Re­gional de Ribeirão Preto (Coha­b-RP), onde ocupa dois andares (1º e 2º) do edifício localizado na avenida Treze de Maio nº157, no Jardim Paulista, a poucos metros de distância do antigo prédio.

A Cohab de Ribeirão Preto continuará no mesmo prédio, no piso térreo. As secretarias da Administração e do Planeja­mento vão atender na avenida Doutor Francisco Junqueira nº 2.625, na esquina com a Plínio de Castro Prado, no Jardim Ma­cedo, onde funcionava a Delega­cia Regional da Receita Federal do Brasil – o imóvel foi cedido à prefeitura pelo Ministério da Economia e pela Secretaria do Patrimônio da União.

Nesta semana, o atendi­mento foi interrompido e os funcionários das três pastas dis­pensados do trabalho por ques­tões de segurança. As causas do incêndio estão sendo apuradas. Também foram suspensos os prazos processuais administra­tivos, a entrega, protocolo e as­sinatura de documentos, con­tratos, notificações e outros atos administrativos.

O antigo prédio da Receita Federal possui Auto de Visto­ria do Corpo de Bombeiros (ACVB), estrutura de acessi­bilidade para pessoas com de­ficiências e foi todo adaptado para receber as secretarias. As estruturas elétrica, hidráulica e lógica também foram refor­madas, tornando o local mais seguro, tanto para os servido­res municipais quanto para o atendimento ao público.

“Além dos benefícios aos funcionários e munícipes, é importante salientar que, dife­rentemente do prédio do Mor­ro do São Bento, no novo en­dereço não pagaremos aluguel. Isso representará cerca de R$ 35 mil por mês e aproximada­mente R$ 420 mil por ano de economia aos cofres públicos”, informa o secretário de Plane­jamento, Edsom Ortega. Em uma segunda etapa, o novo prédio também abrigará as se­cretarias do Meio Ambiente e do Turismo, além da Divisão de Fiscalização de Obras, vinculada à Secretaria da Fazenda.

A retomada de todos ser­viços está prevista para esta segunda-feira (8), com agen­damento já no novo endereço, das nove às 13 horas. O horário reduzido cumpre orientação do decreto nº 120, que regu­lamenta o funcionamento dos órgãos públicos durante a pan­demia do novo coronavírus.

As demandas da Secretaria de Planejamento e Gestão Pú­blica também podem ser feitas pelo e-mail atendimentouni­[email protected]. com.br. Já a de Administração atende no divisaometas@ad­ministracao.pmrp.com.br. As dúvidas podem ser sanadas por meio do Serviço de Aten­dimento ao Munícipe (SAM, telefone 156) ou pelo telefone (16) 3977-9000.

Em 2017, a juíza Roberta Steindorff Malheiros Melluso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, concedeu liminar ao Grupo de Atuação Especial em Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – órgão vin­culado ao Ministério Público Estadual (MPE) – e à Promo­toria de Justiça de Habitação e Urbanismo e barrou a visitação pública a vários locais do Parque do Morro São Bento, por causa do risco de incêndio.

A prefeitura de Ribeirão Pre­to foi forçada a assinar um Ter­mo de Ajustamento de Conduta (TAC) e providenciar o Auto de Vistoria do Corpo de Bom­beiros (AVCB) das secretarias municipais da Administração, Educação, Planejamento e Ges­tão Pública e do Complexo Esportivo Elba de Pádua Lima – Tim (Cava do Bosque, Giná­sio Gavino Virdes), que abriga a pasta de Esportes.

Outros espaços foram inter­ditados porque também depen­diam do documento dos bom­beiros, como as instalações do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, tea­tros Municipal e de Arena Jaime Zeiger e as igrejas do Santuário de Sete Capelas.

Mais notícias