© Raquel Portugal/FioCruz

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fez um aler­ta nesta quarta-feira, 21 de julho, ao crescimento de faltosos da segunda dose de vacinas contra a covid-19: o número chegou a 642 mil, um aumento de 168% desde o começo deste mês. Diante disso, a pasta decidiu reforçar as orientações para que as pessoas retornem aos postos para receber sua segunda dose, de forma a concluir seu esque­ma vacinal e garantir a proteção contra a doença.

Entre o total de faltosos de hoje, 284,4 mil ainda não com­pareceram aos postos para to­mar a segunda dose da Coro­navac, vacina desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarma­cêutica chinesa Sinovac, e 357,6 mil da vacina da AstraZeneca/ Oxford, produzida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio­cruz).

Três semanas atrás, o ba­lanço era de 239,2 mil ausentes, somando respectivamente 179,7 mil e 59,5 mil pendentes de cada imunizante citado. “Cada pessoa só fica totalmente prote­gida após tomar duas doses dos imunizantes que preveem este tipo de esquema vacinal”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

O esquema vacinal completo de imunização contra a covid-19 prevê duas doses tanto da vaci­na do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer/ BioNTech (doze2 semanas). Se o prazo for ultrapassado, é fun­damental que o cidadão procu­re um posto assim que possível para orientações e para comple­tar a imunização.

Não é recomendado o uso de imunizantes diferentes, pois não há evidências científicas quanto à eficácia. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose. As prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o governo de São Paulo apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por email à população para lem­brar a data da segunda dose con­forme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.

O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/.

O pré-cadastro no site Va­cina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) é recomendado para todos os públicos incluídos no calen­dário do PEI e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos de vacinação.

O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa. me/5511952202923?text=oi. O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas contra a covid-19.