Segunda-feira será feriado na metrópole

0
34
DIVULGAÇÃO/ ALESP

A próxima segunda-feira, 25 de maio, será feriado em to­dos os 645 municípios paulistas, inclusive em Ribeirão Preto. Na madrugada desta sexta-feira (22), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), aprovou projeto de lei do governador João Doria (PSDB) que ante­cipou o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, co­memorado em 9 de julho.

A votação só terminou na manhã de ontem porque vários deputados tentaram mudar o texto original da proposta in­serindo emendas, como por exemplo, o endurecimento de regras de distanciamento social. Nenhuma sugestão foi aprovada e o projeto seguiu para a sanção do governador – deve ser publi­cada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (23). Ainda na manhã de ontem, a prefeitura de Ribeirão Preto emitiu nota confirmando o feriado.

Segundo o governo estadual a antecipação foi necessária para aumentar o isolamento social no estado, que tem ficado abai­xo do índice recomendado pela Organização Mundial da Saú­de (OMS), de 70% – até 55% é aceitável, mas abaixo disso é preoucpante. A meta estipula­da pelo governo estadual como a mínima necessária para con­siderar a flexibilização do fe­chamento do comércio não essencial e evitar a sobrecarga nos hospitais é chegar a 55%.

No começo da semana, Do­ria já havia recomendado que todos os municípios paulistas também antecipassem os dois feriados municipais a que cada um tem direito por lei, para criar um megaferiadão no es­tado como forma de ampliar o isolamento social. Por ser uma decisão de competência de cada prefeito, a maioria das cidades – entre elas Ribeirão Preto – não acatou a sugestão. Somente a ca­pital e 37 municípios da grande São Paulo aderiram a ideia.

Bancos vão abrir
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras vão manter as agências abertas na segunda-feira. A continuida­de do atendimento, de acordo com a entidade, visa a assegurar a prestação dos serviços ban­cários essenciais à população, inclusive, o pagamento da se­gunda parcela do auxílio emer­gencial de R$ 600, que começou a ser feito anteontem.

A Febraban, que representa as instituições financeiras no país, reforça, porém, o pedido para que as pessoas utilizem os canais digitais e evitem ao máximo irem até a rede bancá­ria uma vez que o atendimen­to está sendo feito de forma contingenciada. Segundo a entidade, os meios eletrônicos estarão disponíveis e em “ple­na capacidade” para atender os clientes, permitindo que as agências sejam utilizadas so­mente nos “casos extremos”.

As datas de vencimento de contas de concessionárias e co­brança no dia 25 não sofrerão alteração, conforme a Febra­ban. As agências bancárias vão funcionar com equipes reduzi­das e horários restritos de fun­cionamento das dez às 14 ho­ras, conforme as mudanças já adotadas durante a pandemia.

Prefeitura
As repartições públicas da prefeitura de Ribeirão Preto fe­charam às 18 horas desta sex­ta-feira (22) e só vão reabrir na terça-feira, 27 de maio, por causa do feriado antecipado da revolu­ção Constitucionalista de 1932. Os serviços essenciais serão mantidos e alguns órgãos públi­cos municipais terão os horários de funcionamento alterados.

As três Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466), Norte, no Quintino Facci II (rua Bruno Pelicani nº 70), e Sul, na Vila Virgínia (rua Franco da Rocha nº 1.270) – atenderão 24 horas nos três dias. A Unidade Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio nº 353 (Jardim Paulista), onde foi instalado o Polo do Novo Coronavírus (Co­vid-19), também ficará aberta, mas exclusivamente para aten­dimento a pacientes com quei­xas respiratórias e febre.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) perma­necerão fechadas. A Comissão Municipal de Defesa Civil aten­derá em regime plantão 24 ho­ras e só deve ser acionada em casos de enchentes, calamida­des públicas ou desabamentos, pelo telefone 199. A coleta de resíduos funcionará normal­mente durante o feriado.

O Departamento de Água e Esgotos (Daerp) atenderá os chamados emergenciais pelo telefone 115, das sete às 21 ho­ras, para desobstrução de re­des e consertos de vazamentos, e também terá plantões para emergências.

O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funcio­nará no feriado. Os atendimen­tos serão normalizados no dia 27. O Poupatempo e o Depar­tamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferecem serviços pela internet.