32 C
Ribeirão Preto
16 de abril de 2024 | 17:58
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Seleção divide viagem em etapas até La Paz
Esportes

Seleção divide viagem em etapas até La Paz

Com um planejamento bem diferente do habitual, para tentar diminuir os efeitos da altitude de La Paz, a seleção brasileira iniciou no meio da tarde dessa quarta-feira (4) sua viagem à Bolívia. A delegação deixou a Granja Comary, em Teresópolis, às 15h35, rumo ao aeroporto do Galeão, no Rio, onde embarcou em voo fretado para Santa Cruz de La Sierra, às 17h30. O grupo ficará con­centrado lá até o fim da manhã desta quinta, e chegará à capital boliviana apenas três horas an­tes da partida.

Segundo integrantes da co­missão técnica da seleção, a lo­gística visa diminuir os efeitos do chamado “Mal Agudo da Montanha”, sintomas que afe­tam quem não está acostuma­do a altitudes como a de La Paz, de 3.600 metros. Eles incluem náuseas, dores de cabeça, fra­queza muscular e até vômitos.

De acordo com os médi­cos e fisiologistas da seleção, esses efeitos costumam apa­recer a partir de seis horas após o desembarque nas ci­dades muito altas. Por isso, o time chegará quase na hora da partida e voltará ao Bra­sil pouco depois do jogo – o confronto está marcado para as 16h locais (17h de Brasí­lia), e o retorno para às 21h30 (22h30 no Brasil).

Para compromissos fora de casa pelas Eliminatórias da Copa, a seleção costuma chegar com dois dias de antecedência e sempre faz um treino de re­conhecimento de gramado na véspera da partida. Desta vez, isso foi descartado.

Além da viagem em cima da hora, a comissão técnica da se­leção também providenciou 11 cilindros de oxigênio. A ideia é que os titulares os utilizem por pelo menos cinco minutos no intervalo da partida. A alimen­tação dos jogadores também terá reforço de carboidratos.
A equipe está definida e vai entrar em campo com a seguin­te formação: Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Alex Sandro; Casemiro; Pauli­nho, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.

Mais notícias