Sem alarde, Nogueira vai para Barcelona

0
280
DIVULGAÇÃO

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) está na Espanha, onde participa, pela segun­da vez, do “Smart City Expo World Congress (SCEWC)”, que começa nesta terça-feira, 19 de novembro, e vai até quin­ta-feira (21), em Barcelona, na Catalunha. Esta é a quarta via­gem ao exterior que o tucano faz desde que assumiu a prefei­tura de Ribeirão Preto, em 1º de janeiro de 2017.

Ele embarcou sem alarde, sem comunicado oficial e deve retornar ao Brasil no sábado (23) para reassumir o Palácio Rio Branco na segunda-feira (25). Entre as quatros viagens que fez ao exterior, em duas delas ele passou o cargo ao vice­-prefeito Carlos Cezar Barbosa (Cidadania), que hoje faz opo­sição a Duarte Nogueira, apesar de ocupar uma sala no Palácio Rio Branco. Desta vez, o tucano não pediu licença.

Entre 9 e 14 de julho de 2017, Nogueira acompanhou uma delegação de prefeitos do Brasil em visita à sede da Or­ganização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos. Barbosa assumiu a pre­feitura. Além da visita à ONU, o tucano participou, a convite da Universidade de Columbia, do curso de liderança política “Accelerating Growt in Brasi­lian Cities – Special Program for Brazilian Mayors”.

Entre 20 e 26 de junho de 2018, o tucano pediu afasta­mento para participar do even­to World Company Award (Woca), em Lisboa, Portugal – Barbosa também assumiu. Em novembro do ano passado, Duarte Nogueira fez parte da delegação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é vice-presidente de Gestão Pública, que foi à Es­panha participar do “Smart City Expo World Congress”, na mesma Barcelona.

Considerado um dos maio­res eventos internacionais de as­suntos voltados às cidades mais inteligentes do mundo, o obje­tivo do SCEWC é proporcionar a troca de experiências de ações inovadoras entre os gestores pú­blicos. Nogueira viajou na sexta­-feira (15) e deverá ficar fora do país até o próximo sábado (23). Por lei o vice só assume o cargo quando o prefeito se ausenta por 15 dias ou mais. Até segunda­-feira, portanto, Ribeirão Preto está sempre prefeito de fato.

“Gestores públicos, empre­sários, investidores, pesquisado­res e acadêmicos estão reunidos para tratar da temática de cida­des inteligentes. Viemos em uma comitiva de prefeitos para absorvermos todas as infor­mações e utilizá-las nas cida­des que administramos”, disse Duarte Nogueira. Na manhã desta segunda-feira, dia 18, o chefe do Executivo esteve com a tenente Alcalde, Laia Bonet, para tratar da agenda 2030, na prefeitura de Barcelona.

Ainda nesta segunda-feira, participaria de visitas técnicas e também da agenda “Diálogo de Prefeitos brasileiros com Em­presários Catalães”, na Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, de apresentação sobre as Experi­ências de Barcelona em Espaços Públicos, Urbanismo e Mobili­dade e sobre as experiências de implantação do distrito de ino­vação [email protected], Barcelona Activa. Ao final do dia, ele visitaria a central do sistema de coleta de resíduos a vácuo de Poblenou, acompa­nhado do técnico da Gestão de Serviços de Limpeza e Gestão de Resíduos, Jordi Vericat.

Comentários