Semana Brasil terá 2ª edição neste ano

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RICARDO MORAES/REUTERS

Criada pelo governo fe­deral em 2019 para estimular a economia, a Semana Brasil terá uma nova edição neste ano. A realização do evento foi anunciada na quarta-feira, 4 de agosto, pelo secretário execu­tivo do Ministério das Comu­nicações, Fabio Wajngarten, e será coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Va­rejo (IDV).

A Semana Brasil, em refe­rência à data da Independência do país, 7 de setembro, deve reunir grandes redes varejistas em uma campanha nacional de descontos em produtos e servi­ços no período de 3 a 13 de se­tembro. Com o slogan “Todos juntos com segurança pela re­tomada e o emprego”, a ação faz parte do pacote de iniciativas para reaquecimento do comér­cio e retomada das atividades econômicas do país.

O mês foi escolhido por não registrar nenhuma das grandes datas que movi­mentam o comércio como, por exemplo, Dia das Mães (maio), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro) ou Natal (dezembro). “[A Sema­na Brasil] vai priorizar o pe­queno e o médio comerciante. A Semana 2020 vai se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, de normalização da relação eco­nômica entre pessoas e em­presas”, diz Wajngarten.

“Fizemos uma pesquisa sobre a aceitação da campa­nha e ela foi e norme. A gente quis fazer uma campanha de duração de 10 dias para que não houvesse nenhuma aglo­meração, em parceria com os comerciantes”, afirma Segundo números levantados Ebit/Niel­sen, as vendas online durante a Semana Brasil de 2019 cresce­ram 41%, enquanto vendas no varejo presencial aumentaram 11,3%, de acordo com a Cielo.

Campanhas
Ainda segundo o secre­tário, comerciantes que não dispuserem de material publi­citário próprio terão uma aju­da da Semana Brasil em suas campanhas. A iniciativa trará cartazes, anúncios e demais pe­ças publicitárias prontos, que poderão ser adaptados e utili­zados sem nenhum custo extra para os comerciantes.

“Estamos trabalhando para ter uma recuperação. A expec­tativa dos lojistas é muito posi­tiva. Os números de sucesso do ano passado já servem de refe­rência para o que vem por aí. Todos estão muito animados, e vamos implementar tudo que deixamos de fora ano passado”, complementa.

Criada para aliar o espírito patriótico da semana de Sete de Setembro com incentivos e descontos para pequenos, mé­dios e grandes comerciantes, a Semana Brasil de 2020 – já conta com a adesão de 83 asso­ciações do comércio varejista.

Gigantes do comércio de di­ferentes setores, como alimenta­ção, eletrônicos e eletrodomés­ticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo aderiram à campanha e devem participar contribuir para o aumento das vendas e a movimentação da economia.

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