Semana da cultura afro-brasileira em RP

0
24

Ribeirão Preto terá uma programação especial dedicada à cultura afro-brasileira a partir desta quinta-feira, 18 de julho, até 1º de agosto, dentro do pro­jeto institucional “Ações para a Cidadania”, que engloba ativida­des para o fortalecimento, reco­nhecimento, respeito e fomento da diversidade cultural.

“Do 13 ao 20: (Re) Existên­cia do Povo Negro” faz alusão às datas históricas 13 de maio (Lei Áurea) e 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e apresenta atividades com música, moda e bate-papo sobre diversidade cultural que buscam refletir sobre a constru­ção das identidades e valorizar a pluralidade e manifestação da cultura afro-brasileira.

Na abertura, nesta quin­ta-feira (18), às 20 horas, será realizado o bate-papo “Resis­tência Negra no Sertão”, com o fotógrafo, publicitário e mem­bro da Comunidade da Ilha do Massangano, Jonas Santos, e com a cantora Camila Yas­mine. Os dois pernambucanos conversam sobre manifesta­ções culturais de origem africa­na que permanecem pujantes na região Nordeste, como a capoeira, os terreiros de can­domblé, a roda de samba raiz, as congadas e o coco de roda.

Na sexta-feira, dia 19, às 20 horas, acontece o show de Cami­la Yasmine com o grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano. Um mergulho em uma cultura com mais de 110 anos de resis­tência, a apresentação mostra a vivacidade pulsante do samba do sertão pernambucano e das comunidades quilombolas das margens do Rio São Francisco. O rodar das saias das ribeirinhas e o som dos batuques dos ban­cos de couro conduz o público por esse mergulho na profunda cultura afro-brasileira.

De 23 de julho a 1º de agos­to, de terça a sexta-feira, das 19 às 22 horas, será realizada a oficina “Moda Afrofuturista e a Brasi­lidade”, com Cynthia Mariah, estilista e educadora. A oficina apresenta técnicas de customiza­ção e ressignificação de peças do vestuário com aplicações, textu­ras e estamparia artesanal, dando identidade e resgatando a ances­tralidade afro-brasileira de forma sustentável com o uso de peças já existentes no guarda-roupa.

As inscrições devem ser fei­tas pelo e-mail [email protected]­rao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento do Sesc – na mensagem deverá constar nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou número da credencial, telefone e o título da atividade. Aguardar e-mail de confirmação. Mais informações sobre retirada e aquisição de in­gressos no Sesc Ribeirão Preto, na rua Tibiriçá nº 50, Centro.

Comentários