20 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 3:11
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Setor de supermercados cresceu na crise
DestaqueGeral

Setor de supermercados cresceu na crise

A maioria dos segmen­tos do comércio, indústria e prestação de serviços sentiu efeitos negativos por conta da pandemia do novo coro­navírus (covid-19). Setores como o turismo, aviação, produções artísticas e even­tos que dependem de públi­co, foram alguns dos mais afetados. Por outro lado, há aqueles que cresceram em meio à crise. O setor de su­permercados foi um deles.

Especialistas apontam esse crescimento ao fato que as medidas de isolamento so­cial fizeram grande parte da população a passar mais tempo em casa.

De acordo com estudos da Abras – Associação Brasilei­ra de Supermercados houve crescimento das vendas em 2020 em supermercados e hipermercados. Os números indicam aumento de quase 6% (5,94%) no acumulado de janeiro a outubro de 2020, em comparação ao mesmo perí­odo de 2019. O dado já é cor­rigido pela inflação e, portan­to, não é afetado pela inflação de alimentos de 2020.

No Complexo Jardim Paiva está sendo construída a maior loja da Rede Mialich, em uma área de aproximadamente
8 mil metros quadrados. Previsão de inauguração é em maio

Além do acumulado, na pesquisa mês a mês, os nú­meros indicam que nenhum mês de 2020 foi pior que em 2019. Só em outubro, o cres­cimento foi de 12,4% sobre o mesmo mês de 2019 e de 7,35% em relação a setembro de 2020.

O crescimento das ven­das nos supermercados está acima do projetado pela Abras em janeiro para o ano de 2020, que era de 3,9%. O presidente da entidade acre­dita que o avanço se mante­rá na casa dos 5% nos próxi­mos meses.

“O nosso resultado acu­mulado reflete o comporta­mento do consumidor ad­quirido na pandemia, que continua priorizando o con­sumo dentro do lar, e a conti­nuidade do auxílio emergen­cial”, disse o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, em material divulgado pela entidade.

Reflexo em Ribeirão Preto
O crescimento é notório para quem vai aos supermer­cados para compras e os en­contra quase sempre cheios. Também é perceptível o cres­cimento no número de lojas na cidade.

Um exemplo é a rede Oba Hortifruti que inaugurou o seu segundo estabelecimento da rede em Ribeirão Preto, no dia 17 de dezembro, no Sho­pping Santa Úrsula.

“Estamos contentes em reforçar nossa presença em uma cidade tão especial como Ribeirão Preto. Senti­mos muito carinho do pú­blico quando chegamos aqui, em fevereiro deste ano, e es­colhemos o Shopping Santa Úrsula para estarmos ainda mais próximos dos nossos clientes. Estamos prontos para nos tornarmos a melhor opção de compras para quem deseja uma vida com mais saúde, qualidade e sabor”, disse na ocasião.

O Oba Hortifruti conta ainda com mais de 60 unida­des no Brasil, espalhadas pelo interior e capital de São Pau­lo, Distrito Federal e Goiás.

Oba Hortifruti inaugurou sua segunda loja na cidade em dezembro passado

Outro exemplo é a Rede Mialich, que possui 10 lojas em Ribeirão Preto e região, e projeta expansão em 2021. Segundo o diretor, Éder John Mialich, serão duas lojas na cidade e duas na região.

“As obras estão em fase de execução e a previsão de inauguração é para maio e julho”, confirma Éder. Um dos empreendimentos será na Vila Elisa, na Aveni­da Brasil. “Em virtude das obras do viaduto na Ave­nida Mogiana a previsão é para julho”, explica.

O segundo será no Com­plexo Jardim Paiva. “Será a maior loja da Rede, em uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados e a previsão é para maio”, com­pleta. O investimento, se­gundo o direto é de aproxi­madamente R$ 18 milhões. “Pretendemos gerar 220 no­vos empregos diretos”.

Éder analisa o setor na cidade. “Por ser um seg­mento essencial para a so­ciedade, estamos trabalhan­do muito, gerando novos empregos. É um setor em plena ascensão”, finaliza.
Além do Mialich, o Tri­buna apurou que a Rede Jahu Serve, que recentemen­te abriu uma filial na cidade, pretende inaugurar outras duas lojas em Ribeirão Preto.

Mais notícias