23 C
Ribeirão Preto
19 de março de 2024 | 6:20
Jornal Tribuna Ribeirão
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Início » SP abre período de matrículas para 2021
Educação

SP abre período de matrículas para 2021

O governo de São Paulo abre nesta terça-feira, 6 de ou­tubro, o período de matrículas para o ano de letivo de 2021 nas escolas estaduais. O prazo para os alunos que já fazem parte da rede vai até o dia 16 e a solicitação deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Es­colar Digital (SED).

No começo do ano, na re­gião, que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, estavam matriculados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual, sendo 47 mil em 82 unidades na capital da Região Metropolitana. Nos 645 muni­cípios paulistas são cerca de 3,5 milhões de estudantes e mais de cinco mil unidades.

Para os alunos que ainda não fazem parte da rede esta­dual, o prazo da matrícula vai até o dia 30 de outubro. Os pais e interessados podem procurar qualquer escola estadual, a di­retoria de ensino ou os postos do Poupatempo em todo o es­tado de São Paulo.

No momento na matrícula, alunos e responsáveis pode­rão selecionar oportunidades adicionais oferecidas pela Se­cretaria Estadual da Educação como os cursos idiomas ofere­cidos pelos Centro de Estudos e Línguas, o modelo de ensino técnico do Novotec desenvol­vido em parceria com o Centro Paula Souza, o 4º ano opcional do ensino médio e a matrícula em escolas de tempo integral.

“O ano de 2021 será um grande desafio para todas a áreas. Na educação, não será diferente. Precisamos fazer a busca ativa dos alunos para o último bimestre de 2020, que começa neste mês. E engajar todos os nossos estudantes e seus responsáveis para realiza­rem as matrículas para o ano que vem. Não podemos deixar nenhum aluno para trás”, des­tacou o Secretário de Educa­ção, Rossieli Soares.

Volta opcional das aulas
O governo de São Paulo manteve a volta opcional das aulas para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual a partir desta quarta-feira (7). Para as escolas que atendem alunos do ensino fundamen­tal, a data prevista de retorno foi alterada para 3 de novem­bro. Tanto o calendário de re­tomada presencial como a rea­lização de atividades de reforço nas escolas municipais, esta­duais e privadas dependem da autorização de cada prefeitura.

Em Ribeirão Preto, porém, a volta das aulas presenciais para alunos da rede municipal e da estadual está vetada até 18 de outubro, prazo que pode ser prorrogado – ainda existe a possibilidade de retomada somente em 2021. No início deste ano, 46.921 estudantes – 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental – es­tavam matriculados na rede do município.

São 108 escolas – há uni­dades em construção –, das quais 75 unidades de edu­cação infantil e 33 de ensino fundamental. A cidade tam­bém tem aproximadamente 300 instituições particulares das mais de dez mil que edu­cam em território paulista. Uma liminar barrou a volta das instituições privadas em 21 de setembro.

A reabertura deve respei­tar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presen­ciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Para garantir a seguran­ça da comunidade escolar na rede estadual, a Secretaria da Educação vai distribuir doze milhões de máscaras de tecido, 300 protetores faciais de acríli­co, 10.168 termômetros a laser, dez mil totens de álcool em gel, 221 mil litros de sabonete líquido, 78 milhões de copos descartáveis, 112 mil litros de álcool em gel e 100 milhões de unidades de papel toalha.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Даркнет Сайт Мега Зеркало Ссылка