32 C
Ribeirão Preto
16 de abril de 2024 | 19:56
Jornal Tribuna Ribeirão
FOTOS: JOSE CORDEIRO
Início » SP oferece ao turista 110 museus
Turismo

SP oferece ao turista 110 museus

A cidade de São Paulo pos­sui a maior oferta cultural da América Latina, com 110 mu­seus. Os diferentes espaços têm em seu acervo desde clássicas obras e exposições até cole­ções inusitadas. As instalações podem oferecer uma viagem ao tempo e à história da arte e mostrar curiosidades sobre di­versos objetos na cidade.

O Museu de Arte de São Pau­lo Assis Chateaubriand (Masp) é um dos pontos turísticos mais visitados na capital paulista. O espaço é conhecido mundial­mente por possuir cerca de oito mil obras, incluindo aquelas de importantes artistas (como Por­tinari, Di Cavalcanti, Rafael, Bot­ticelli, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh, entre outros), além de uma arquitetura modernis­ta e estar situado na Avenida Paulista.O local também recebe exposições temporárias e pos­sui ateliês, biblioteca, fototeca e auditórios para apresentação de peças teatrais e realização de atividades que preenchem a pro­gramação anual do museu.

O Museu de Arte Contem­porânea (MAC) é administra­do pela Universidade de São Paulo (USP) e abriga obras de Modigliani, Pablo Picasso, Ale­xander Calder, Tarsila do Ama­ral, Anita Malfatti, entre outros. Além de exposições, os locais recebem cursos, palestras e ou­tras atividades.

O Museu de Arte Moderna (MAM), fundado em 1948, pos­sui mais de cinco mil peças em sua coleção. As obras reunidas retratam momentos da arte mo­derna e contemporânea, sobre­tudo com a presença de artistas brasileiros. Entre os espaços, es­tão uma biblioteca e um jardim de esculturas ao ar livre.

Datado de 1895, o prédio localizado na Praça da Luz, projetado por Ramos de Aze­vedo, comporta a Pinacoteca do Estado. Fundado em 1905, é o museu de arte mais antigo da capital paulista. As dez salas são ocupadas com o acervo de cerca de cem mil obras. Seu foco são obras de produção brasileira do século XIX até os dias atuais.

Além desses, outros mu­seus na cidade trazem infor­mações curiosas. Até mesmo muitos paulistanos não sabem da existência de alguns deles.O Memorial da Inclusão possui fotografias, documentos, áudios e vídeos que contam a história das conquistas das pessoas com deficiência.

Entre as principais atrações do museu estão a Sala Prepara­tória dos Sentidos, que propõe o teste dos sentidos com texturas, alterações de temperatura, sons e cheiros; e também a instalação de Sound Tubes, tubos sonoros, utilizados para audiodescrição de painéis.

Inaugurado em dezembro de 1999, o Museu da Abadia São Geraldo tem como objetivo preservar e divulgar a memó­ria da congregação Húngara da Ordem Beneditina, presente no Brasil desde 1930. No acer­vo, encontram-se obras de arte, objetos da cultura popular hún­gara, documentos, artesanato, entre outros.

O Museu Histórico da Imi­gração Japonesa possui mais de 97 mil itens que pertenceram aos imigrantes japoneses, como documentos, fotos, jornais, mi­crofilmes, livros, LPs, quadros e kimonos, que contam a histó­ria dos imigrantes japoneses no Brasil.

Um dos mais recentes mu­seus da cidade, o Museu da Lâmpada, inaugurado em 2012, possui artigos que contam a história da luminária. O acervo do museu conta com pesquisas, materiais e equipamentos que reproduzem a linha do tem­po, desde a descoberta do fogo, a invenção da lâmpada até as modernas luminárias utilizadas hoje.

Seguindo o lema de que “Todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar e integrar sua histó­ria à memória social”, o Museu da Pessoa registra, preserva e transforma em informação as histórias de vida das pessoas. Seu acervo possui fotos, vídeos e áudios. Para visitar o museu, é necessário agendar por telefone.

O Museu da Voz reúne uma coleção com mais de cinco mil vozes e cerca de 25 mil discos, entre LPs e CDs. São músicas brasileiras antigas, poemas de Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, além de áudios de peças narradas, como “Eles Não Usam Black-Tie”. Du­rante a visita, é possível comprar um CD com a seleção de ma­terial desejada. Parte do acervo também pode ser vista aos sába­dos, na Praça Benedito Calixto.

Pinacoteca do EstadoMuseu da LâmpadaMuseu de Arte Moderna – MAM

Mais notícias