© Elza Fiúza/Agência Brasil

Foi prorrogado o prazo para realização da rematrícula e novas matrículas da rede pú­blica estadual de ensino, para ingresso em 2022. Os respon­sáveis legais dos estudantes ou alunos com mais de 18 anos podem realizar o processo on­line até 24 de setembro, pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Es­colar Digital (SED).

Em Ribeirão Preto, são cerca de 48 mil alunos em 82 unidades da Secretaria de Estado da Educação. Na área que envolve três das 91 Diretorias Regionais de Ensi­no (DREs) – Ribeirão Preto, Sertãozinho e Jaboticabal –, no início do estavam matri­culados 99.432 alunos de 165 escolas da rede estadual.

Para realizar o processo, acesse https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar e, dentro do ambiente virtu­al, siga este caminho: Área do responsável > Gestão escolar > Matrícula > Rematrícula. Presencialmente a rematrícu­la pode ser feita em qualquer unidade escolar estadual.
Os candidatos a uma vaga nas escolas públicas estaduais, que ainda não possuem matrí­cula na rede, poderão efetuar a inscrição por meio do seguinte link: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline. Ou ainda, em qualquer unida­de escolar da rede pública ou postos do Poupatempo.

Em Ribeirão Preto, o Pou­patempo fica na avenida Pre­sidente Kennedy nº 1.500, bairro Nova Ribeirânia, Zona Leste. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar os docu­mentos pessoais do estudante e do responsável – Registro Ge­ral (RG) ou Cadastro de Pes­soa Física (CPF) –, o e-mail do responsável, o comprovante de residência, o histórico escolar e o comprovante de vacinação do aluno atualizado.

Após realizar a inscrição, o estudante terá sua documenta­ção analisada e será alocado na unidade escolar mais próxima a sua residência, com vaga dis­ponível e ensino adequado a sua necessidade. É obrigatório possuir um e-mail para rea­lizar o processo. O resultado da matrícula estará disponível a partir do dia 19 de novem­bro, e pode ser consultado por meio do seguinte link: https://sed.educacao.sp.gov.br/con­sultapublica/consulta.