21 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 8:45
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Sucata de veículos vai a leilão
Economia

Sucata de veículos vai a leilão

A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) abriu licitação, na modalidade leilão presencial, para a venda de sucata referente aos veículos automotores aban­donados em logradouros pú­blicos e recolhidos ao pátio da empresa com base na lei mu­nicipal nº 13.080, de 9 de se­tembro de 2013, alterada pela nº 13.622, de 22 de setembro de 2015 e regulamentada pelo decreto nº 275/15, de 27 de no­vembro do mesmo ano.

O leilão é composto por um único lote de 32 veículos consi­derados sucatas, com peso es­timado em 22.800 quilos e ava­liado em R$ 6,84 mil, que é o valor mínimo para elaboração das propostas. O certame será realizado na última sexta-feira do mês, 26 de janeiro, às 15 horas, na sede da Transerp, na rua General Câmara nº 2910, Jardim Presidente Dutra, em Ribeirão Preto.

Os interessados na participa­ção do leilão deverão realizar o credenciamento com uma hora de antecedência na Transerp. Podem participar tanto pessoas físicas como jurídicas. Os veí­culos estarão disponíveis para avaliação no mesmo local nos dias 22 e 23 de janeiro, das oito horas às 11h30.

Os veículos são considerados como sucata e serão leiloados no estado em que se encontram, sem direito à documentação de registro e licenciamento, deven­do ser inutilizados pelo arrema­tante através de compactação por prensagem, ou procedimen­to similar, que impeça o reapro­veitamento de peças no ato de retirada dos mesmos.

Para mais informações, os interessados poderão obter o edital completo na sede da Tran­serp, na rua General Câmara nº 2.910, Jardim Presidente Dutra, das oito horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30, ao custo de R$ 10, ou, de forma gratuita, no en­dereço eletrônico.

A empresa alerta mais uma vez os proprietários de veícu­los automotores abandonados em vias públicas e áreas de pro­priedade do município sobre as ações de fiscalização. Com o apoio dos agentes civis de trânsi­to, o trabalho de monitoramento segue, semanalmente, por todas as regiões da cidade.

Neste serviço de fiscalização, os veículos caracterizados em si­tuação de abandono são removi­dos e, no caso de não serem res­gatados pelos seus proprietários, são vendidos em leilão como sucata e inutilizados através de compactação por prensagem. A Transerp informa que os seus fiscais realizam a vistoria a par­tir das denúncias da população conforme prevê a lei municipal de nº 13.622, que dispõe sobre a remoção de veículos automo­tores e reboques abandonados em logradouros públicos e áreas de propriedade do município. A empresa esclarece ainda que a denúncia realizada pela popu­lação colabora no trabalho de remoção, preservando assim o meio ambiente, a saúde e a segu­rança pública.

Desde janeiro de 2016, se­gundo dados da empresa, mais de 620 veículos abandonados deixaram as ruas, retirados pe­los donos ou removidos pela Transerp. Em 2016, 598 unida­des foram recolhidas ao pátio da Transerp – 476 pelos donos e 122 pela empresa.

São considerados veículos abandonados aqueles encon­trados de forma permanente e estática, por prazo superior a cinco dias, contados a partir da constatação pelo agente públi­co municipal, além de apresen­tar mau estado de conservação, caracterizado por, pelo menos, três condições.

Estão nesta situação carros com ausência parcial ou total de carroceria, carroceria tomada por oxidação, veículos sem vidro ou com vidro danificado, sem pneu ou roda, com pneus fura­dos ou esvaziados, sem motor, placa de identificação, chassi, fa­rol e lanterna e sem pára-choque.

Mais notícias