Suely Vilela – 40080 – PSB

0
514

Candidata a deputada estadual

Nome: Suely Vilela

Nome utilizado na urna: Suely Vilela

Coligação: PSB

Número do candidato: 40080

Formação profissional: Graduada em Farmácia e Farmácia-Bioquímica, Mestre em Ciências (Bioquímica)

Tribuna Ribeirão – Por que o eleitor deve lhe confiar o seu voto?

Suely Vilela – Acredito que o eleitor deve confiar seu voto em mim porque defendo a Educação, a Ciência e a Tecnologia como fatores essenciais para o desenvolvimento. A história recente nos mostra que toda  nação que investiu fortemente em Educação e em Ciência e Tecnologia atingiu altos patamares de desenvolvimento social e econômico.

Tenho convicção, portanto, de que este é o caminho para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e do nosso País. A competência, o conhecimento e a experiência prática que adquiri ao longo da minha carreira profissional em áreas estratégicas como Educação, Gestão pública e Ciência e Tecnologia, me credenciam para exercer o papel de representante do povo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, defendendo esses princípios.

Estou há 40 anos na Universidade de São Paulo exercendo atividades como professora, pesquisadora e gestora. Destes anos, vinte foram dedicados à gestão acadêmica, administrativa e financeira da Universidade. Exerci vários cargos administrativos, com diferentes níveis de complexidade. Fui reitora da USP (2005-2009), a primeira e única mulher a ocupar este cargo nos 84 anos de existência da Universidade. Atuei durante 12 anos na FAPESP, na definição de políticas de fomento à Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo. Essas credenciais me qualificam para atuar nas áreas que estabeleci como prioritárias em minha plataforma de atuação.

Esta se baseia em três áreas: Educação de qualidade, Combate à corrupção e Ciência e tecnologia. De acordo com várias pesquisas, a educação tem impactado todos os demais setores da sociedade. Como exemplo, posso citar que de acordo com o IPEA, a cada 1% a mais de jovens de 15 a 17 anos nas escolas, há diminuição de 2% na taxa de assassinatos nos municípios. Na saúde, de acordo com a UNESCO, a alfabetização das mães diminui  50% a taxa de mortalidade das crianças nos primeiros anos de vida. Ainda de acordo com a UNESCO, a cada 3 anos a mais de escolaridade média, um país pode ter um crescimento de mais de 1% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

Portanto, quando falamos de educação de qualidade estamos falando de mais segurança, saúde, renda e desenvolvimento. A nossa prioridade é a Educação básica. O combate à corrupção será enfrentado com ações para resgatar a gestão pública de qualidade, mais transparência na aplicação das verbas e acompanhamento dos gastos, fiscalização dos atos do executivo e punição cada vez mais severa aos corruptos.

Vou lutar, além disso, pela valorização e por mais investimentos em Ciência e Tecnologia, pois esta área é, também, a grande mola propulsora do desenvolvimento. Para saber mais sobre a minha plataforma de atuação acesse o site www.suelyvilela.com.br.

Tribuna – Quais são suas propostas para a região metropolitana de Ribeirão Preto?

Suely Vilela – Com a integração de 34 municípios e aproximadamente 1,7 milhão de habitantes, a região metropolitana de Ribeirão Preto se tornou economicamente mais forte em áreas como agronegócio, indústria, comércio e serviços. Nesta nova organização, atuarei em parceira com os prefeitos para atrair investimentos nos sistemas logísticos em transporte, comunicação, segurança e turismo, que passarão a ser planejados de forma conjunta e ordenada.

Um dos pontos principais será, ainda, o fomento aos novos empreendimentos, que conduzem ao aumento da oferta de postos de trabalho e à geração de renda para a população. Trabalharei de forma intensa para que a Educação seja entendida como a ferramenta estratégica para o desenvolvimento social em nossa região. Não basta apenas gerar novos empregos, mas deve-se, também, capacitar os nossos jovens para ocupar estas vagas.

Priorizarei a Educação básica, que é a base da pirâmide educacional e precisa de sustentabilidade. Buscarei mais investimentos para a educação em tempo  integral, combatendo o analfabetismo funcional, associando ensino, esporte e cultura e retirando as crianças e adolescentes da rua, do crime e da droga.

Tribuna Ribeirão nas Eleições 2018

O jornal Tribuna está divulgando os candidatos a deputado Federal e a deputado Estadual, por Ribeirão Preto. Foram feitas as mesmas perguntas para todos os candidatos e a ordem de publicação e postagem obedece o envio das respostas pelos candidatos. Os textos não sofreram edição de conteúdo.

Contato com a redação pelo e-mail: [email protected] ou (16) 98161-8743 (WhatsApp).

 

Comentários