24 C
Ribeirão Preto
28 de março de 2024 | 21:57
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Suspeitas de coronavírus sobem para 32
Saúde

Suspeitas de coronavírus sobem para 32

Ribeirão Preto não tem ne­nhum caso confirmado de co­ronavírus, o covid-19. Porém, o número de notificações saltou de 32 para 45 em 24 horas. Treze suspeitas já foram descartadas e 32 aguardam os exames que es­tão sendo realizados pelo Insti­tuto Adolfo Lutz, em São Paulo, segundo o Boletim Epidemioló­gico divulgado nesta terça-fei­ra, 17 de março, pela Secretaria Municipal da Saúde.

Das 45 notificações, quatro são de fevereiro e 41 de março. Foram descartadas quatro sus­peitas no mês passado e mais nove no atual. Os 32 casos sob investigação são de março. “Es­tamos discutindo todas as me­didas que serão adotadas. Não tomaremos nenhuma medida sem discutir com a sociedade, mas precisamos ter precau­ção neste momento de risco de transmissão do vírus, muito embora Ribeirão Preto ainda não tenha caso confirmado da doença”, diz o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).

Além das medidas já anun­ciadas nas área da educação – suspensão de aulas para 47 mil alunos de 108 escolas entre 23 de março e 3 de abril –, da cul­tura – fechamento do Theatro Pedro II até 3 de abril, do Teatro de Arena Jaime Zeiger e Teatro Municipal até 31 de março, sus­pensão de atividades nos centros culturais e outros locais da secre­taria e cancelamento de eventos com público superior a 500 pessoas, a prefeitura também anunciou restrições nas áre­as da saúde, do funcionalismo público e da assistência social.

Como medida preventiva por causa do novo coronarírus, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão Odontológi­ca, informa que já estão suspensos os atendimentos odontológicos aos pacientes agendados. Os atendimentos serão realizados apenas em pessoas que estejam em situação de urgência e emer­gência odontológica.

Durante o atendimento das urgências não poderão ser vistos dois pacientes ao mesmo tempo e deve-se fazer assepsia dos equi­pamentos (cadeiras, equipos etc.) e ventilação (se possível) das salas após a consulta. Estão suspensas, também, todas as ati­vidades e ações coletivas como grupos de gestantes, clínica do bebê, escovação dental supervi­sionada, grupos de diabéticos e hipertensos, triagens e a Cam­panha de Prevenção Precoce do Câncer de Boca. As determi­nações são válidas até o dia 30 de março de 2020 ou mediante novas orientações da Secretaria Municipal da Saúde.

As férias dos servidores da Secretaria da Saúde foram sus­pensas temporariamente, de 1º de abril a 15 de maio. Servido­res municipais com mais de 65 anos de idade ou portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hiperten­são ou outras afecções que de­primam o sistema imunológico, e também as funcionárias públi­cas gestantes e lactantes deverão trabalhar em casa, sob orienta­ção da chefia imediata. Excetu­am-se os funcionários públicos que exercem atividades ligadas à segurança pública, saúde e sane­amento básico.

Também está suspenso o re­cadastramento (prova de vida) dos aposentados do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM) pelo período de 60 dias. No setor de esportes, todas as atividades foram suspensas. O protocolo municipal de enfren­tamento ao coronavírus está disponível no site www.ribei­raopreto.sp.gov.br, no link da Secretaria Municipal da Saúde sobre o coronavírus.

Na assistência social, foram suspensas todas as atividades em grupo, os atendimentos dos serviços de Convivência e Forta­lecimento de Vínculos voltadas para crianças, adolescentes e idosos, os grupos socioeduca­tivos dos Programas de Aten­dimento Integral a Família e de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos, os cursos desenvolvidos pelo Centro de Qualificação Social e Profissio­nal e nos Centros-Dia “Dona Germana” e “Rosa Gileno Tácio”.

As reuniões socioeducativas dos Núcleos de Atendimento Especializado a Mulher, Núcleo de Atenção ao Idoso, Núcleo Especializado ao Adolescente em Conflito com a Lei, Família Substituta, Programa de Erradi­cação do Trabalho Infantil e Ser­viço de Reeducação do Autor de Violência de Gênero e também estão suspenas, assim como o Programa Recomeço e as ativi­dades coletivas dos Conselhos Municipais de Direitos.

O Instituto de Medicina So­cial e de Criminologia de São Paulo (Imesc) informa que estão suspensas, a partir desta quarta­-feira (18), pelo prazo de 30 dias, prorrogável, se necessário, todas as perícias designadas, enquanto perdurar a situação de pande­mia do novo coronavírus, salvo casos absolutamente urgentes, a critério do juiz do processo e do superintendente do Imesc.

“Nós manteremos peritos de plantão para casos de extrema urgência. No entanto, as perí­cias de Investigação de Vinculo Genético (DNA) e de Medici­na Legal estão suspensas por conta do coronavírus. Foi uma medida tomada para prevenir a disseminação do vírus, uma vez que nós atendemos mais de mil pessoas diariamente, só na Sede do Imesc, na Barra Funda. A suspensão também atinge as nossas unidades descentraliza­das, no Estado todo”, explica o superintendente do Imesc, o juiz aposentado João Aguinaldo Do­nizeti Gandini.

Dicas de prevenção
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
– Não compartilhar objetos de uso pessoal
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar con­tato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos

Mais notícias