Tem USP Filarmônica neste domingo no Pedro II

0
40
ANDRÉ ESTEVÃO

A USP Filarmônica pre­para um Natal com muita música para a cidade de Ri­beirão Preto. Neste domin­go, dia 8 de dezembro, às 16 horas, a orquestra recebe o coral do projeto USP Música Criança (Ribeirão e São Joa­quim da Barra) e os corais da UNESP de Franca e Jabotica­bal, no Theatro Pedro II.

O programa, sem interva­lo, terá regência do maestro Rubens Russomanno Ric­ciardi e contemplará obras consagradas e contemporâ­neas, do folclore brasileiro, da música popular brasileira, bem como obras de resgate histórico, frutos de pesquisa da reconstrução da memória musical realizada pelo NAP CIPEM – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música do Departamento de Música da FFCLRP (Faculdade de Fi­losofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto) da USP.

Os solistas se revezam en­tre obras como Concerto para Alaúde, de Antônio Vivaldi, na viola caipira, Yesterday, de Paul McCartney & George Martin, Carinhoso, do Pixinguinha, Terezinha de Jesus e Ciranda Cirandinha do folclore brasi­leiro, Salada com Mosquito, do maestro e compositor ri­beirão-pretano Rubens Ric­ciardi, o tradicional Noite Feliz, de Franz Xaver Gruber, Ave Verum de Mozart, Je­sus permanece nossa alegria e Quia fecit mihi magna de Bach, Gradual de Nossa Se­nhora, de José Joaquim Eme­rico Lobo de Mesquita e Hal­lelujah de Handel.
Os convidados solistas Rafael Andrade (canto com microfone), Alexandre Ma­zzer (barítono), Gustavo Silveira Costa (viola caipi­ra), Vitor Sampaio (violão), Wellington de Souza (trom­pete) e João Paulo Henrique Silva (clarineta) enobrecem a tarde de domingo com suas performances.