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28 de março de 2024 | 16:27
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Transerp prepara mudança de linhas

A partir do próximo sá­bado, 20 de janeiro, 17 das 58 linhas que passam pelo ponto de ônibus em frente à Catedral Metropolitana de São Sebas­tião, na rua Florêncio de Abreu, na Praça das Bandeiras, serão transferidas para a Prudente de Morais – dois quarteirões aci­ma. Os pontos na rua Lafaiete, próximo ao Palácio Episcopal, também serão deslocados.

A mudança vai afetar 29,3% das linhas da região. A mudança atende à reivindicação da Igreja Católica, que há anos tenta impe­dir a construção de uma platafor­ma no lugar do ponto de ônibus que existe no local, alegando que o tráfego pesado causa rachaduras no templo, tombado como pa­trimônio histórico.

Nesta semana, antes da alte­ração, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) deverá lançar uma campanha de orientação nas imediações, com distribui­ção de panfletos e faixas aos passageiros. A prefeitura teve acesso a alguns laudos do pa­dre Francisco Zanardo Mous­sa, o “Padre Chico”, da Cate­dral Metropolitana.

Os documentos apontam que desde o começo do ano al­gumas fissuras aumentaram. O pavimento da rua Florêncio de Abreu, entre as ruas Tibiriçá e Visconde de Inhaúma, tam­bém será substituído por outro – a obra já estava prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Transerp, prefeitura e Ministério Público Estadual (MPE).

As datas de início e térmi­no do projeto, assim como o valor da obra, ainda não foram divulgados pela administra­ção. Em agosto do ano passa­do, o então secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, disse que o custo total serial de R$ 5 milhões. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), aproximadamente 1,5 mil ônibus passam por dia na porta da Catedral Metropolita­na, cerca de 40 linhas. O reforço da fundação da Igreja Matriz está estimado em R$ 1,6 mi­lhão. Com o apoio da prefeitu­ra, o padre vai buscar recursos para viabilizar a restauração.

Segundo a Transerp, a altera­ção também tem como objetivo garantir segurança e melhorar a fluidez do trânsito na região Central, pois ali ocorre uma su­cessão de conflitos entre ônibus, veículos e motociclistas no traje­to atual. Além disso, a mudança irá contribuir na diminuição das vibrações do pavimento defronte à Catedral Metropolitana. As 17 linhas de ônibus afetadas circu­larão pela rua Cerqueira César até a Prudente de Morais, onde realizarão a conversão à direita, trafegando até a José Bonifácio, acessando o terminal de ônibus – Plataforma I (anexo ao termi­nal principal Doutora Evangeli­na de Carvalho Passig).

Com esta mudança de itine­rário serão instalados dois pon­tos de ônibus na rua Prudente de Morais, um antes da Barão do Amazonas e outro entre as ruas Álvares Cabral e Amador Bueno, próximo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que muito facilitará o atendimento aos cidadãos.

Mudanças no Centro de RP – Com a transferência de 17 linhas de ônibus que passam pela rua Florêncio de Abreu para a Pru­dente de Morais, será necessária a adequação da sinalização das ruas Cerqueira César e Prudente de Morais. As mudanças passam a ser válidas a partir da próxima quarta-feira, 17 de janeiro. Com as modificações, na Cerqueira César, no trecho entre a Florên­cio de Abreu e a Prudente de Morais, o estacionamento será proibido no lado esquerdo. No entanto, no lado direito da rua Cerqueira César (em frente ao Colégio Metodista), serão man­tidas as vagas para embarque e desembarque para os alunos, pessoas com deficiência e idosos.

Já na rua Prudente de Mo­rais, entre as ruas Cerqueira César e Saldanha Marinho, o estacionamento no lado direito será proibido, com exceção do trecho entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá, onde a proibição será do lado esquer­do da via. Nesse trecho espe­cífico, próximo à Secretaria da Saúde, serão mantidas as vagas de embarque e desembarque, de pessoas com deficiência e ido­sos. Por fim, a Transerp informa que serão implantadas na rua Cerqueira César toda a sinaliza­ção de regulamentação necessá­ria através de placas de proibido parar e estacionar.

PONTO 1
Rua Florêncio de Abreu com Amador Bueno
103 – Iguatemi
104 – Jardim Canadá
105 – RibeirãoShopping
106 – D’Elboux
130 – Fórum
148 – Santa Cruz/Alto do Ipiranga
203 – Ribeirânia
205 – Jardim João Rossi
206 – Vila Virgínia
236 – São José/Adão do Carmo
305 – Jardim Nova Aliança
306 – Jardim Marchesi
307 – Cidade Universitária
351 – Bonfim/Lapa
370 – Jardim Recreio
403 – Jardim Manoel Penna
PONTO 2
Rua Florêncio de Abreu com Tibiriçá
106 – D’Elboux
148 – Santa Cruz-Alto do Ipiranga
206 – Vila Virgínia
236 – São José-Adão do Carmo
306 – Jardim Marchesi
307 – Cidade Universitária
351 – Bonfim/Lapa
370 – Jardim Recreio
406 – Jardim Maria da Graça
506 – Jardim Progresso
602 – Aeroporto Leite Lopes
PONTO 3
Rua Florêncio de Abreu com Visconde de Inhaúma
103 – Iguatemi
104 – Jardim Canadá
105 – RibeirãoShopping
130 – Fórum
203 – Ribeirânia
205 – Jardim João Rossi
305 – Jardim Nova Aliança
403 – Jardim Manoel Penna
503 – Recreio das Acácias
603 – Jardim Juliana
630 – Parque São Sebastião
PONTO 4
Rua Visconde de Inhaúma com Rua Lafaiete
136 – Castelo Branco-Adão do Carmo
147 – Jardim Irajá-Monte Alegre
148 – Santa Cruz-Alto do Ipiranga
315 – Campos Elíseos-Bonfim
360 – Jardim Centenário
403 – Jardim Manoel Penna
460 – Parque Ribeirão
506 – Jardim Progresso
4 – Noturna Nordeste
5 – Noturna Sul
PONTO 5
Rua Lafaiete com Visconde de Inhaúma
203 – Ribeirânia
104 – Jardim Canadá
105 – RibeirãoShopping
PONTO 6
Rua Lafaiete com Barão do Amazonas
102 – Jardim Independência
103 – Iguatemi
107 – Sumarezinho
108 – Jardim Presidente Dutra
130 – Fórum
205 – Jardim João Rossi
305 – Jardim Nova Aliança
308 – Marincek
337 – Lagoinha/Ipiranga
373 – Vila Abranches/Ipiranga
603 – Jardim Juliana
602 – Aeroporto Leite Lopes
608 – Jardim Amália
630 – Parque São Sebastião
680 – Jardim Orestes Lopes
708 – Jardim Heitor Rigon
780 – Parque dos Pinus
788 – Expresso Rigon
PONTO 7
Rua Prudente de Moraes com Álvares Cabral
202 – Jardim Iara
220 – Parque Exposições
302 – Jardim Aeroporto
320 – Jardim Salgado Filho I
402 – Ribeirão Verde I
420 – Ribeirão Verde II
337 – Lagoinha/Ipiranga
373 – Vila Abranches/Ipiranga
380 – Geraldo de Carvalho
408 – José Sampaio
507 – Planalto Verde
508 – Jardim Procópio
580 – Jardim Alexandre Balbo
601 – Distrito Empresarial
607 – Jardim Eugênio Lopes
670 – Jardim Jamil Cury
688 – Expresso Amália
PONTO 8
Rua Prudente de Moraes com Barão do Amazonas
202 – Jardim Iara
220 – Parque Exposições
302 – Jardim Aeroporto
320 – Jardim Salgado Filho I
402 – Ribeirão Verde I
420 – Ribeirão Verde II
337 – Lagoinha/Ipiranga
373 – Vila Abranches/Ipiranga
380 – Geraldo de Carvalho
408 – José Sampaio
507 – Planalto Verde
508 – Jardim Procópio
580 – Jardim Alexandre Balbo
601 – Distrito Empresarial
607 – Jardim Eugênio Lopes
670 – Jardim Jamil Cury
688 – Expresso Amália

TRANSFERÊNCIA DE 17 das 58 linhas vai contribuir na diminuição das vibrações
do pavimento defronte à Catedral Metropolitana de São Sebastião

Prefeitura aguarda aval do Condephaat
O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Ar­queológico, Artístico e Tu­rístico (Condephaat) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura -aprovou, em reunião realizada em 4 de dezembro, as alterações sugeridas pela prefeitura de Ribeirão Preto nas duas es­tações de embarque e de­sembarque da rua Américo Brasiliense e na da rua Vis­conde de Inhaúma, no entor­no da Praça das Bandeiras, na região central da cidade.

As alterações serão feitas pelo Consórcio PróUrbano, que ainda não foi notificado. A prefeitura de Ribeirão Pre­to diz em nota que aguarda o relatório final do Condephat com a descrição das altera­ções solicitadas para comu­nicar o grupo. Construídas em 2016, as estações não foram inauguradas por cau­sa de divergências entre o projeto que havia sido apro­vado pelo órgão de defesa do patrimônio e as obras reali­zadas. As alterações auto­rizadas pelo conselho esta­dual vão ampliar a altura das plataformas, que passará de 3,90 metros para 4,40 me­tros, além da troca dos vidros fumê dos fundos das pla­taformas por translúcidos, colocados em zigue-zague, como prevê o projeto original.

A lâmina de cobertura teve sua colocação com cai­mento invertido para que a

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