JF PIMENTA/ARQUIVO

Em seus 25 anos de exis­tência, indo para os 26, pois em setembro faz aniversário, o Tribuna Ribeirão tem cumpri­do sua missão de informar os principais fatos do dia a dia. No entanto, o jornal tem exer­cido outro importante papel: o de resgatar acontecimentos, personagens e entidades que fizeram e fazem parte da vida da cidade, documentando e mantendo viva a história de Ribeirão Preto.

Esses registros são realiza­dos em reportagens especiais geralmente vinculadas às edi­ções de domingo e principal­mente em publicações extras, em datas comemorativas. Al­guns exemplos são a revista ‘20 anos Tribuna’, que conta a história da cidade desde a che­gada dos primeiros imigrantes em 1808 e o livro ‘Empresas e Entidades Centenárias’, uma homenagem em conjunto com a Associação Comercial e Industrial (ACIRP), feita em 2018, a essas entidades que possuíam mais de 100 anos de existência.

Outros exemplos são edi­ções que apresentam ‘Fotos Históricas de Ribeirão Pre­to’, um verdadeiro acervo de imagens de Ribeirão Preto de outrora, e ‘A Saga do Impresso’ contando a trajetória dos jor­nais que tiveram a incumbên­cia de informar nossos cida­dãos, desde o primeiro jornal, o ‘A Lucta’, publicado em 7 de setembro de 1884. O levanta­mento desse histórico foi do jornalista Marcio Javaroni.

No próximo dia 19 de ju­nho, aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto, a iniciativa não será diferente. Em um caderno espe­cial, o Tribuna irá apresentar um re­trato socioeconômico de nos­sa cidade. Serão abordados temas e seus personagens que contribuíram e contribuem para o protagonismo de Ribei­rão em áreas como economia, tecnologia, saúde, mobilidade, esportes e outros.

 

“Nossa equipe já iniciou os trabalhos desse verdadeiro presente para o leitor”, adian­ta o diretor do Tribuna, Edu­ardo Ferrari. “Está em nosso DNA fazer história”, completa, lembrando ações importantes desempenhadas pelo jornal como a organização da Meia Maratona; a pesquisa anual Top Of Mind; os projetos das revistas AgroTribuna e Meia Maratona; o site Tribuna Ve­ículos e o projeto “Escritores de Futuro”, no qual mantém uma seção diária para publi­cação de textos de alunos da Rede Municipal de Ensino desde 2006.

“Nossa primeira edição, o número zero, foi ousada e fez história. O jornal foi dis­tribuído no dia 27 de agosto de 1995, ao final da vitória do Botafogo sobre o São José (que reconduziu o time à Primeira Divisão), na saída do estádio e ruas vizinhas, trazendo um pôster e matéria sobre o jogo”, lembra Ferrari.

Duas semanas depois, em 9 de setembro, já estava nas bancas o primeiro exem­plar, ato que continua até o presente momento. Além do jornal impresso diário, o único hoje da região, o Tri­buna é ativo em suas redes sociais e Portal.