30.6 C
Ribeirão Preto
13 de agosto de 2022 | 14:26
Jornal Tribuna Ribeirão
SindTur Notícias

Turismo nacional cresce 47,7%

Aguinaldo Rodrigues da Silva – Presidente do Sindtur

Com feriados e desfiles de carnaval, setor faturou R$ 15,3 bilhões em abril, e cresceu 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

A variação de abril demonstra uma sólida recuperação do turismo no Brasil, mesmo porque, a alta não é resultado dos efeitos da pandemia, mas um indicativo real de melhora nas perspectivas do turismo nacional.

Os serviços de alojamento e alimentação apresentaram crescimento, com alta de 56,1%, A maior movimentação de turistas pelo País devido aos feriados foi fundamental para esse resultado, pois, elevou a taxa de ocupação dos hotéis (inclusive superando o patamar de 2019) e, evidentemente, gerou mais gastos em bares e restaurantes.

Outra atividade que apontou alta em abril, o transporte terrestre – que inclui os ônibus intermunicipal, interestadual e internacional, além de trens turísticos – apontou avanço de 10,9%. Diante do aumento expressivo dos preços das passagens aéreas, é possível que, ao longo do ano, os ônibus se tornem uma alternativa para turistas que queiram manter a programação de lazer, com viagens de curta e média distâncias, sem prejudicar o orçamento da família.

Por fim, as locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo avançaram 2,5%, faturando R$ 2,5 milhões.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomércio-SP, afirma que: “é importante ter em mente que os gastos com turismo são discricionários tanto para as empresas quanto para as famílias, e um dos efeitos do aumento constante de preços é a modificação e/ou cancelamento deste tipo de despesa”.

Novo Passaporte começa a ser emitido em setembro deste ano

O novo documento de viagens será temático, e segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a proposta é se tornar um cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo. Elaborado com mais tecnologia antifraude, o modelo quer “homenagear todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local”, explicou o governo, em nota. A capa do documento terá uma nova estilização da bandeira nacional e o nas páginas internas haverá uma quantidade maior de marcas d’água. A página de identificação apresenta agora uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador.

Distratos: quebra do contrato de compra do imóvel aumenta 33% no 1º trimestre

Com o aumento da taxa de juros e da inflação, compradores de imóveis na planta haviam se programado para contratar o financiamento imobiliário após a entrega das chaves podem não encontrar condições de seguir adiante com a compra, recorrendo ao distrato. Nos primeiros três meses do ano, 1.061 contratos foram distratados, contra 720 no mesmo período do ano passado. Os dados se referem apenas a imóveis do segmento de médio e alto padrão.

O cenário dos distratos mudou consideravelmente quando, em 2018, a lei 13.786, que regulamenta o cancelamento dos contratos imobiliários, entrou em vigor. Desde então, quem opta pelo distrato imobiliário pode perder até 50% do valor que já pagou à construtora.

Uma dica para quem está pensando em cancelar o contrato porque está com sua capacidade de pagamento comprometida ou não está conseguindo obter o financiamento é tentar renegociar o pagamento ou parcelamento com a construtora, como forma de tentar adequá-lo ao orçamento.

Dicas para contratar os profissionais da beleza certos para o seu salão

Todo salão de beleza depende do seu time para funcionar. Dessa forma, é essencial que a camada de gestão consiga contratar profissionais da beleza realmente qualificados, garantindo assim, o sucesso do negócio. O portfólio é uma parte importante do processo seletivo, mas é preciso ir além dos registros fotográficos e realmente comprovar a capacidade do candidato através de um teste técnico. Outro ponto é definir uma série de valores importantes para o seu salão e utilizar eles como régua dos candidatos. Comprometimento, pontualidade e bom convívio são alguns exemplos do que pode ser avaliado.

Também é importante contar com referências de outros profissionais da beleza e até mesmo de clientes. As redes sociais podem te ajudar muito com o ponto anterior, já que é possível pesquisar reviews e comentários sobre os profissionais. Além disso, essa ferramenta é muito poderosa para divulgar o seu salão e atrair mais profissionais e clientes.

Setor de asseio e conservação cresce cerca de 10% ao ano

De acordo com a pesquisa “A Força do Setor”, de autoria da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Asseio e Conservação (Febrac), desde 2006, a perspectiva de crescimento do setor é de aproximadamente 10% ao ano.

O segmento possui, aproximadamente, 14 mil empresas, sendo que as regiões Sul e Sudeste concentram, juntas, 72% das companhias. Além disso, o setor de serviços, no qual o segmento de asseio e conservação faz parte, é responsável por cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com