Com objetivo de celebrar e contemplar os mistérios do uni­verso, a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universos) realiza em 20 de julho a Star Party VIII. O evento oferece uma tarde e um pernoite sob o céu estrelado da Estância Turística de Brotas com interatividade, palestras e observação das estrelas. Estarão reunidos turistas, astrônomos amadores e cientistas para pro­mover uma grande festa da as­tronomia brasileira.

A escolha da data da Star Party VIII não foi ao acaso. A edição deste ano foi planejada para comemorar os 50 anos do primeiro pouso da Apollo 11 na Lua, que encantou o mundo em 20 de julho de 1969. “Du­rante o evento, profissionais da astronomia e áreas afins apre­sentarão aos participantes o nosso progresso após este mar­co na história da humanidade. Nossa tecnologia evoluiu mui­to e o objetivo é compartilhar um pouco desse conhecimento com os participantes da Star Party VIII”, contou Antônio Rabello, diretor da Fundação CEU e idealizador do evento.

Serão realizadas palestras com grandes nomes da astrono­mia brasileira, como o astrofísi­co Marcelo Rubinho, Ivan Lima, que é astrobiólogo Blue Marbel na NASA, e com o Schwarza, do Canal do Schwarza, um dos grandes divulgadores de Astro­nomia, Ciência e Filosofia para jovens brasileiros.

Os participantes lançarão um foguete na base Marcos Pontes, instalada dentro da Fundação CEU. Uma curiosi­dade sobre a base é que ela foi inaugurada pelo próprio as­tronauta Marcos Pontes, que atualmente é o ministro de Ci­ência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Logo ao anoitecer, ao som de música instrumental or­questrada por Udovic Trio, os participantes poderão montar os equipamentos para contem­plar o céu de Brotas. A previsão para a data é ótima. A lua esta­rá cheia, com o nascer previsto para às 21 horas. E, melhor ain­da, a iluminação será de 90.5%, o que proporciona ótimas con­dições de observação.

Ainda, no final da noite, serão oferecidas sessões de pla­netário na Fundação CEU. Os participantes poderão conhe­cer um pouco dos trabalhos que a instituição vem realizan­do ao longo dos seus quase 20 anos de existência, sendo mui­tos deles premiados interna­cionalmente nos eventos mais importantes da área.

Vale ressaltar que a Star Party VIII não terá uma pro­gramação excessivamente téc­nica, pois a ideia é unir todos os perfis de público. “Nesta edição, nosso objetivo ofere­cer informações importantes, muitas curiosidades e diversão, promovendo assim a união en­tre os participantes e estimu­lando novos apaixonados por Astronomia. Sem dúvida, essa será uma grande festa para to­dos!”, conclui Rabello.

Fundação CEU e o turismo cultural
A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), estabelecida na Estância Turística de Brotas (SP) está consolidada como um dos melhores e mais importantes destinos de turismo cultural no interior paulista. Idealizada por Antônio Rabello, a Fundação iniciou as atividades em 2001, com objetivo de divulgar diversas áreas da ciência, tais como Astronomia, Astronáutica, Geologia, Biologia, Meio Ambiente, entre outras.

No que diz respeito à infraestrutura, a Fundação CEU conta com um grande observatório, equipado com telescópios de última geração, sendo um deles o Meade de 14 polegadas, que oferece a oportunidade de observar planetas a milhões de anos luz da terra, anfiteatro para apresentações multimídias, sala de projeção cine-do­me (planetário digital), caverna cenográfica, com efeitos especiais para que os visitantes explorem rochas e fósseis de forma vivencial.

Os visitantes também podem conhecer o Geo-Show: um grande painel interativo e a céu aberto, que utiliza efeitos espe­ciais para mostrar geologicamente a formação da Terra desde o período pré-cambriano até o quaternário. Além disso, há ainda a base Marcos Pontes com torre de lançamento de foguetes, repli­ca do esqueleto de um Alossauro com 5 metros de altura, replica do Stonehenge: o monumento mais famoso e importante para a astronomia, e muito mais.

Comentários