21 C
Ribeirão Preto
29 de março de 2024 | 7:16
Jornal Tribuna Ribeirão
Início » Turnê Clube da Esquina com Milton Nascimento
CulturaDestaque

Turnê Clube da Esquina com Milton Nascimento

O fã de Milton Nascimento poderá matar saudades do cantor em Ribeirão Preto. No sá­bado (20) apresenta no Centro de Eventos Ri­beirãoShopping.

Após o estrondoso sucesso de Travessia em 1967, Milton Nascimento começou sua premiada carreira internacional e gravou três discos impor­tantes na sequência. E o mais revolucionário foi o quarto: o duplo Clube da Esquina, que levou também o nome de Lô Borges na capa.

Hoje é uma unanimidade entre os fãs de Mil­ton Nascimento em todo mundo que o disco Clu­be da Esquina se tornou um marco definitivo na história da música. Lançado em 1972, Milton é o principal responsável pela criação do álbum que até hoje consegue transformar mentes e corações com a mesma força desde o seu surgimento.

Um dos sites de maior influência na cena con­temporânea, o Pitchfork, dos Estados Unidos, lançou recentemente um artigo ressaltando a qualidade musical do disco – que considera um dos mais ambiciosos da história da música bra­sileira – e lembra o contexto em que ele surgiu, em plena ditadura militar. “A música de Milton Nascimento vai do terreno ao angelical; e pode ser ao mesmo tempo misteriosa e franca, dire­ta; assombrosa e sublime”, escreveu o jornalista norte-americano Andy Beat. Já o prestigiado crí­tico Jon Pareles do jornal The New York Times, após um concerto no badalado Lincoln Center, em Nova York, escreveu a seguinte frase: “Milton Nascimento, tesouro nacional”.

Em 2017, o álbum Clube da Esquina 1 come­morou 45 anos, e em 2018, foi a vez do disco Clu­be da Esquina 2 completar 40 anos. Sendo assim, diante da chegada de datas tão importantes que, pela primeira vez, Milton Nascimento tomou a decisão de dedicar um projeto inteiro ao Clube da Esquina. De acordo com Milton, “a turnê Clube da Esquina pretende trazer ao pú­blico um resgate dos grandes clássi­cos dos dois álbuns, com maior foco no primeiro disco. Inclusive, músicas que o público nunca escutou ao vivo”. “Eu nunca tinha pensando em fazer algo que juntasse os dois discos do Clube, mas agora me veio um senti­mento de que era hora de fazer isso. E essa turnê Clube da Esquina com certeza vai ser um acontecimento muito mágico, mesmo, pra não dizer mais… Quero trazer uma ideia que possa unir as pessoas. E tenho certeza de que este será o meu projeto mais especial em todos estes anos”, revela Milton.

Mais notícias