Uma releitura de Beatles, do compositor cubano Leo Brou­wer, intitulada “Beatlerianas”, será interpretada pela orquestra USP­-Filarmônica na próxima terça­-feira, 24 de setembro, às 20h30, no Theatro Pedro II. A execu­ção da obra terá solo de violão do músico Thomas Garcia, da Miami University, de Ohio, nos Estados Unidos. A regência é do maestro convidado Lucas Galon. Como sempre, a entrada no con­certo é livre e gratuita.

Para deixar ainda mais inte­ressante o programa da USP-Fi­larmônica deste mês, a orquestra, que está em seu 127º concerto, executa obras de estreia mundial. O compositor José Gustavo Julião de Camargo lança “Na esquina, outono dança, concerto para sa­xofones”, com solo do saxofonista Samuel Pompeo (São Paulo). O compositor Bo Lundby-Jaeger, da Dinamarca, vai estrear a obra “The Little Mermaid”. Ambos es­tarão presentes no concerto.

Lucas Galon, maestro convi­dado da orquestra, é multi-instru­mentista, idealizador de projetos de formação e excelência musical em Ribeirão Preto e região, e alu­no de pós-doc da USP. No Depar­tamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) mantém uma parceria que envol­ve os alunos bolsistas em projetos de extensão universitária.

Para o concerto de Ribeirão Preto, não é necessária a retirada de ingressos, a entrada é livre e gratuita. O Theatro Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro His­tórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pes­soas, mas parte foi interditada por segurança. Atualmente con­ta com 1,3 mil lugares. Telefo­ne para mais informações: (16) 3977-8111. O espetáculo não tem restrição de idade.

A USP-Filarmônica tem duas flautas, um oboé, uma clarineta, um fagote, duas trompas, dois trompetes, uma percussão, cinco primeiros violinos, cinco segun­dos violinos, três violas, quatro violoncelos e dois contrabaixos. É formada por alunos do DM-FF­CLRP, que promove séries men­sais de concertos em parceria com a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

O Theatro Pedro é patri­mônio histórico e cartão postal da cidade de Ribeirão Preto.As séries de concertos da USP-Fi­larmônica são realizadas pelo Departamento de Música da FF­CLRP-USP, em parceria com a Fundação Dom Pedro II em Ri­beirão Preto e com o Grupo Co­ordenador de Cultura e Extensão da USP de São Carlos e Instituto de Química de São Carlos (IQS­C-USP). Informações pelo telefo­ne (16) 3371-4339.

Comentários