Jornal Tribuna Ribeirão

USP promove feira de profissões online

ALFREDO RISK

Um dos maiores e mais tra­dicionais eventos da Univer­sidade de São Paulo (USP) na área de extensão e relaciona­mento com a sociedade, a Feira USP e as Profissões vem sendo marcada, há 20 anos, por uma intensa participação de jovens em busca de seu futuro profis­sional. A cada edição, o públi­co tem contato com professo­res e pesquisadores, além de estudantes universitários, pos­sibilitando conhecer de perto os cursos e carreiras, tirar dú­vidas e ampliar horizontes.

Também são oferecidas atividades culturais, exibições de acervos, orientação voca­cional e informações de polí­ticas de acesso e permanência estudantil. Em 2020, diante da pandemia de covid-19, a uni­versidade se viu com o desafio de preparar um evento com os mesmos conteúdos, porém de forma digital. Por não ser pre­sencial, a Feira USP e as Pro­fissões foi realizada em edição única, abrangendo todos os campi da USP.

Na ocasião, mais de um mi­lhão de pessoas tiveram acesso à primeira edição virtual do evento, expandindo o alcan­ce para outros estados e para diversos países em uma ação de democratização do ensino público e de redução da evasão escolar. Em um comparativo com as duas versões presen­ciais de 2019, uma na capital e outra no interior de São Paulo, houve um aumento de mais de 1.000% em participação.

Com o sucesso alcançado e as restrições ainda neces­sárias para grandes eventos presenciais, em 2021 o even­to será oferecido mais uma vez nos moldes digitais. Nos dias 2 e 3 de setembro, todas as unidades de ensino e pes­quisa, museus e institutos vão compor uma programação dinâmica e interativa.

Serão lives, bate-papos, ví­deos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e ati­vidades elaboradas pelas equi­pes de seus 142 cursos, em oito campi, além dos museus e órgãos de cultura. A partici­pação no evento é totalmente gratuita e não demanda ins­crições prévias, bastando aces­sar o site uspprofissoes.usp.br.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com