30 C
Ribeirão Preto
19 de abril de 2024 | 16:05
Jornal Tribuna Ribeirão
ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS
Início » Vacina chega a novos grupos
DestaqueSaúde

Vacina chega a novos grupos

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça­-feira, 20 de abril, o início da vacinação para pacientes com algumas doenças ou condi­ções crônicas e a antecipação da imunização dos idosos de 64 anos. De acordo com o tu­cano, pessoas com Síndrome de Down, transplantados e pa­cientes em terapia renal (diáli­se) serão vacinadas a partir de 10 de maio.

O público-alvo deste grupo é formado por 120 mil indiví­duos, segundo dados da Secre­taria de Estado da Saúde. São 50 mil pessoas com Síndrome de Down, 40 mil pacientes re­nais em tratamento de diálise (terapia renal substitutiva) e 30 mil transplantados em uso de imunossupressores.

Na semana passada, os vereadores de Ribeirão Preto aprovaram projeto de lei que inclui pessoas portadoras de Down, transtorno do espec­tro autista e demais deficiên­cias intelectuais nos grupos prioritários do Plano Munici­pal de Imunização (PMI). A proposta é de Maurício Gas­parini (PSDB).

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Saúde, a cidade já registrou oito óbitos por covid-19 de portadores de Síndrome de Down. Quatro mortes ocorreram em 2020 e outros quatro este ano. Agora o projeto será encaminhado para análise do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Em 11 de maio, começará a imunização dos trabalhado­res de transporte dos sistemas metroviário e ferroviário. Em 18 de maio, será a vez dos mo­toristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais. A categoria reúne cerca de 165 mil pessoas.

A vacinação de pessoas de 64 anos será antecipada para sexta-feira, 23 de abril. Já os idosos com 63 anos poderão tomar a vacina a partir do dia 29. Pessoas de 60 a 62 anos serão contempladas na cam­panha a partir de 6 de maio. Como já havia sido anuncia­do anteriormente, os idosos com 65 e 66 anos começarão a ser imunizados nesta quar­ta-feira (21).

A Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta terça-feira, 20 de abril, o agendamento para a aplicação da primei­ra dose contra covid-19 em idosos de 65 e 66 anos. Para essa faixa etária, a vacinação acontecerá nesta quinta e na sexta-feira, dias 22 e 23 de abril, a partir das oito horas, em 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Socieda­de Recretariva e de Esportes de Ribeirão Preto, a Recra da Nove de Julho.

Foram disponibilizadas 11.160 vagas para esse grupo etário. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) a partir das 8h30 e pelos telefones 3977-9441 ou 3977- 9442. Os acamados desta fai­xa etária podem receber a va­cina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Basta acessar o site da pre­feitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilita­ção (CNH), entre outros –, Ca­dastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

O agendamento permite a escolha do horário e em qual UBS a pessoa quer ser vacinada. Ainda nesta terça-feira, a Secre­taria Municipal da Saúde come­çou a aplicar a segunda dose da Coronavac, vacina desenvol­vida no Brasil pelo Instirtuto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sino­vac, em idosos de 69 a 71 anos.

Para essa faixa etária, a va­cinação continua nesta quar­ta-feira (feriado de Tiraden­tes). Foram disponibilizadas 13.100 vagas para esse grupo etário. A Secretaria Municipal da Saúde aplicou, na sexta­-feira (16), a primeira dose da vacina contra a covid-19 em idosos de 67 anos. Eram 4.500 vagas disponíveis e a imuniza­ção foi realizada em um único dia para não confrontar com a vacinação de outros grupos.

O Estado também já está vacinando 350 mil idosos de 67 anos. A expectativa é imu­nizar 760 mil pessoas com 65 e 66 anos com a primeira dose. A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto também encerrou no dia 15 a campanha para aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos com ida­de entre 72 e 74 anos.

As pessoas desta faixa etá­ria receberam a Coronavac. Quem foi vacinado com o produto da Universidade de Oxford/AstraZeneca terá de aguardar para receber a se­gunda aplicação. Foram dis­ponibilizadas dez mil vagas para esse grupo etário. Entre os dias 14 e 15 também foram imunizados 3.370 profissio­nais da educação.

Segundo o governo de São Paulo, as pessoas na faixa etá­ria de 60 a 64 anos somam 2,24 milhões, incluindo 840 mil com 63 e 64 anos que poderão receber a primeira dose a par­tir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas têm 60, 61 e 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio. Todas as pessoas que já completaram seu esquema vacinal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan.

Mais notícias