23 C
Ribeirão Preto
20 de abril de 2024 | 12:49
Jornal Tribuna Ribeirão
© Breno Esaki/Agência Saúde
Início » VACINA CONTRA COVID-19 – Mais da metade da população na região tomou duas doses
DestaqueSaúde

VACINA CONTRA COVID-19 – Mais da metade da população na região tomou duas doses

João Camargo

A Região Metropolitana de Ribeirão Preto, composta por 34 cidades, cuja população to­tal é de 1,7 milhão de habitan­tes, atingiu 51,5% de pessoas vacinadas contra a covid-19, com a segunda dose ou dose única. Os dados são da plata­forma Vacinômetro, do Go­verno do Estado de São Paulo. Em levantamento feito pelo Tribuna, foi verificado que, até o dia 22 de setembro, 1.307.315 pessoas da região receberam a primeira dose, 851.809 recebe­ram a segunda dose e outras 43.720 a dose única.

Na madrugada de quinta­-feira, 23 de setembro, o Go­verno de São Paulo divulgou que 52,35% da população do Estado já foram vacinadas com a segunda dose ou dose única. Entre a população adulta, esse número sobe para 68,24%. Com pelo menos uma dose, a porcentagem de pessoas vaci­nadas é de 81,32.

Região atinge 51,5% da população com o esquema vacinal completo

Entre as cidades da região metropolitana, Serrana é a que lidera o ranking percentual da população que está com o esquema vacinal completo. O município conta com 70,8% da população com duas doses. Vale lembrar que Serrana foi a cidade escolhida para a re­alização do estudo clínico do Butantan, Projeto S, que imu­nizou cerca de 27 mil pessoas. Ao todo, o município de 45,6 mil habitantes já aplicou a se­gunda dose em 32,3 mil destes.

Na sequência, as cidades que contam com a maior parte da população com o esquema vacinal completo são Cássia dos Coqueiros, com 62,7%, Taiúva, com 62,6%, Mococa, com 58,9%, assim como Mon­te Alto e Santa Rita do Passa Quatro, ambas com 58%.

Em contrapartida, as cida­des com menor taxa de vaci­nação completa da população são Pontal, com 42,2%, Bar­rinha, com 42,9%, Guariba, com 43,8%, Pitangueiras, com 44,2%, e Orlândia, com 45,6%.

Ainda segundo os dados da plataforma Vacinômetro, em todas as cidades da região metropolitana, 12.058 pessoas já foram vacina­das com a terceira dose

Ribeirão Preto aparece ape­nas na 17ª posição, com 51,6% da população vacinada com a segunda dose ou com a vaci­na de dose única – 349.029 e 18.819 respectivamente.

Outro quesito que Ribei­rão Preto também não deve se vangloriar é em relação ao total de casos e óbitos. Ainda de acordo com os dados divul­gados pelo governo do Estado de São Paulo, a cidade aparece na 5ª colocação no ranking dos municípios com mais casos de covid-19 do Estado, com 82.949. Em relação ao total de mortes, Ribeirão está em 6º, com 2.924.

Em todo o estado de São Paulo já foram registrados 4,3 milhões de casos e 148,6 mil óbitos por covid-19 . No Bra­sil, são 21,2 milhões de casos e 592,3 mil mortes. Em todo o mundo, foram contabilizados 230 milhões de casos, assim como 4,7 milhões de mortes.

Os dados para esta matéria foram retirados do site do go­verno do Estado de São Pau­lo, cujas fontes são o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e a Secretaria de Estado da Saú­de (SES).

Terceira dose na região
Ainda segundo os dados da plataforma Vacinômetro, em todas as cidades da Região Metropolitana, 12.058 pes­soas já foram vacinadas com a terceira dose. Em Ribeirão Preto, já foi dado o pontapé inicial para a aplicação das vacinas. Até a data em que os dados para esta matéria foram obtidos, o município já havia aplicado esta etapa do imuni­zante em 4.899 pessoas. Por meio de sua página oficial, a Prefeitura Municipal de Ribei­rão Preto divulga as datas de agendamento e vacinação para os grupos que devem receber a nova dose.

Ribeirão Preto é a 17ª colocada no ranking percentual da população que está com o esquema vacinal completo, com 51,6% dos habitantes vacinados com a segunda dose ou com a vacina de dose única

Em uma nova etapa do Projeto S, realizado em Serra­na, também foi dado início à aplicação da dose adicional da vacina em todos os moradores com mais de 60 anos. Nesse novo segmento do estudo, o Instituto Butantan informou que tem como objetivo ava­liar o efeito da terceira dose da CoronaVac, imunizante do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac, na população que participou anteriormente do projeto.

Nesse sentido, o Butantan comunicou que fez a doação de 5 mil doses da vacina para a Prefeitura de Serrana que deverá ser aplicada na popula­ção-alvo. A iniciativa faz parte dos estudos que o instituto está desenvolvendo para avaliar o impacto da variante delta (B.1.617.2, indiana) no comba­te à covid-19 no Brasil.

Mais notícias