Jornal Tribuna Ribeirão

Vacinação de idosos com 85 anos ou mais começará na quinta-feira

© Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito de Ribeirão preto Duarte Nogueira (PSDB) anunciou que a vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos, residentes na cidade, começará na próxima quinta-feira (11). O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira no Palácio Rio Branco Também participaram da coletiva os secretários da Saúde, Sandro Scarpelini, do Governo, Antônio Daas Abboud além da diretora da Divisão da Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde, Luzia Márcia Romanholi da secretária adjunta da Saúde, Jane Aparecida Cristina.

O início da vacinação dos idosos com idade entre 85 e 89 anos estava previsto para o dia 17 de fevereiro, mas segundo, o prefeito, foi antecipado em função de doses que a cidade recebeu e como forma de imunizar mais rapidamente este público. A estimativa é que a cidade tem cerca de cinco mil idosos nesta faixa etária.

Pelo cronograma estabelecido pela prefeitura a vacinação será feita na próxima quinta e na sexta-feira das 8:30 horas até as 15 horas. No sábado, domingo, segunda e terça-feira, em função do ponto facultativo de carnaval, não haverá vacinação. Ela será retomada na quarta-feira às 13 horas.

Nesta terça-feira Ribeirão Preto recebeu 17 mil doses de vacina contra o coronavirus. Deste total, 12.370 serão utilizadas para a segunda dose dos profissionais de saúde e 4.630 para a vacinação das pessoas com idades ente 85 e 89 anos.

Diferentemente do governo do Estado, que suspendeu o ponto facultativo durante o feriado de carnaval, Nogueira e o Comitê Técnico de Contingenciamento do Coronavius decidiram pela concessão para colocar a cidade em estado de “dormência” e para evitar uma taxa elevada de deslocamento das pessoas, já que as atividades comerciais estarão suspensas neste período.

Na coletiva Nogueira também foi contundente ao afirmar que, além do poder público e dos setores produtivos é preciso que cada pessoa tenha consciência e faça a sua parte evitando aglomerações, usando máscaras e obedecendo todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo. “Não se pode jogar apenas nas costas do poder público toda a responsabilidade para a prevenção da Covid-19 Está é uma responsabilidade compartilhada de toda sociedade”, afirmou.

Nogueira também reafirmou que durante o feirado de carnaval a Fiscalização Geral da prefeitura, a Guarda Civil Metropolitana (CGM) e a Polícia Militar estará atuando no combate as festas clandestinas. No carnaval não haverá nenhum tipo de atividade carnavalesca na cidade.

Para poder ser vacinado em um dos 36 postos de vacinação os idosos com mais de 85 anos devem se cadastrar no site da prefeitura www.ribeiraopreto.sp.gov.br ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. O cadastramento começou às 18 horas desta terça-feira.

Deixe o seu comentário:

Mais notícias

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com