Vacinação segue abaixo da meta

0
28
MARCELO CAMARGO/AG.BR.

A Campanha de Vacina­ção de Poliomielite e Multi­vacinação em Ribeirão Preto termina na próxima segun­da-feira, 30 de novembro, e ainda não há informação do governo do Estado de São Paulo ou do Ministério da Saúde sobre nova prorroga­ção – a terceira.

Segundo dados do Ministé­rio da Saúde, divulgados nesta quinta-feira (26) pela Divisão de Vigilância Epidemiológi­ca da Secretaria Municipal da Saúde, a cidade está longe de atingir a meta de vacinar 95% do público-alvo. Até ontem, haviam sido aplicadas 14.471 doses contra a pólio (vacina oral, VOP) em Ribeirão Preto, cobertura de 47,67%.

O público-alvo é formado 30.359 crianças. O municí­pio ainda precisa imunizar 15.888 crianças de um ano a menores de cinco anos, 52,33% desta população.

Até dia 26, também ha­viam procurado alguma das 36 salas de vacina 15.192 crianças e adolescentes me­nores de um ano e de 5 a 14 anos da campanha de multi­vacinação, sendo que 9.348 foram imunizados.

Os outros 5.844 estão com a imunização em dia. Em Ri­beirão Preto, a orientação é para que pais e responsáveis procurem um dos 36 postos com salas de vacinas. As uni­dades permanecem abertas de segunda a sexta-feira, em horários variados.

Atingir a meta de 95% é importante para alcançar a chamada imunidade de re­banho, reduzindo os riscos de infecção. O objetivo é au­mentar a cobertura vacinal contra cerca de 20 doenças. A poliomielite, chamada de paralisia infantil, não regis­tra mais casos no país graças à vacina.

Em agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que apenas dois países no mundo ainda regis­travam casos da doença, Pa­quistão e Afeganistão. Mas o risco da doença voltar ao país ainda existe. A Secretaria de Estado da Saúde também está convocando pais e responsá­veis para levarem os menores aos postos de vacinação.

Comentários